Presidente nacional do PDT, o deputado federal André Figueiredo revelou algumas metas já elaboradas pelo partido em 2024. De acordo com o parlamentar, um dos principais objetivos é emplacar de 40 a 50 candidatos a prefeito no Ceará. No entanto, o foco das ações segue na capital cearense. Segundo André Figueiredo, a reeleição de Sarto Nogueira como prefeito de Fortaleza “é prioridade nacional do PDT”.
Em entrevista exclusiva à REDE ANC, Figueiredo revelou que o cenário que se aproxima é animador. Apesar de alguns impasses enfrentados de forma interna desde as eleições de 2022, André Figueiredo espera que o PDT saia vitorioso em boa parte dos municípios onde o partido irá encabeçar candidatura própria. Porém, o deputado voltou a afirmar a importância da reeleição de Sarto na capital.
“Dos 40 a 50 candidatos que pretendemos lançar, em pelo menos 20 destes casos nós temos boas chances de reeleição. Temos alianças fortes no Cariri, sem falar na Região Metropolitana. E, claro, em Fortaleza temos a questão da reeleição do Sarto. Isso não é só uma questão estadual, mas uma prioridade nacional do PDT”, afirmou.
André Figueiredo detalhou, ainda, a formação de alianças pela Região do Cariri. Entre candidaturas próprias e formação de chapas, o deputado federal citou municípios como Assaré, Crato, Potengi, Mauriti e Farias. Além destas cidades, o presidente nacional do partido destacou a presença em Juazeiro do Norte, onde há a possibilidade de que Diogo Machado, filiado ao PDT, possa sair como candidato a vice-prefeito na chapa de Gledson Bezerra.
“Temos aí uma expectativa muito positiva, por mais que alguns companheiros tenham saído do partido por terem sido forçados a sair. Em Juazeiro do Norte nós já revelamos nosso apoio à reeleição do prefeito Gledson, sendo que estamos dialogando para termos o vice nessa tentativa de reeleição”, detalhou.
Apoio do PDT a Gledson
No dia 13 de março, o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, foi alvo de uma operação do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil em investigação de suposto esquema de corrupção naquele município. De acordo com André Figueiredo, o gestor tem sido alvo de perseguição.
Segundo o deputado federal, essa foi uma das razões que fez o PDT prestar apoio político e solidário ao prefeito de Juazeiro do Norte. “Nós consideramos essa operação recente algo inadmissível. Por que focar em Juazeiro do Norte, sendo que existem tantas outras prefeituras? Prestamos total solidariedade ao prefeito Gledson Bezerra, que é reconhecidamente uma pessoa decente, de princípios, e uma pessoa honesta”, enfatizou.
Segundo André Figueiredo, a atitude do PDT visa garantir o direito à democracia. “A gente teme muito que, de repente, aconteçam operações que sejam basicamente norteadas por ações políticas de quem tem o poder. Isso é muito ruim. Estamos na busca de um Ceará que volte a ser verdadeiramente democrático. As perseguições que estão acontecendo desde a época das eleições de 2022 é algo que não se via sequer na época dos coronéis”, criticou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)