PUBLICIDADE

Saboeiro e Araripe ocupam últimas posições em índices educacionais

Os municípios de Saboeiro e Araripe ocuparam as últimas colocações dentre os municípios que ocupam a 18ª Crede - (Foto: Reprodução/Internet)
Os municípios de Saboeiro e Araripe ocuparam as últimas colocações dentre os municípios que ocupam a 18ª Crede – (Foto: Reprodução/Internet)

Dos onze municípios que compõem a 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), as cidades de Saboeiro e Araripe ficaram nas últimas posições do Spaece Alfa. A avaliação, feita anualmente pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), mede o nível de evolução dos estudantes do último ano do ensino fundamental de todas as escolas públicas do Ceará. 

De forma mais específica, as cidades citadas ocuparam as duas últimas colocações relacionadas à proficiência em língua portuguesa. Segundo os dados divulgados pela Seduc, Saboeiro ficou na última colocação, com 204 pontos. Araripe, penúltimo município no índice, marcou 211 pontos. Os dados divulgados se referem ao ano de 2023.

Dos municípios que fazem parte da 18ª Crede, destaque para Nova Olinda. A cidade da região do Cariri ficou na 1ª colocação, com 274 pontos. A primeira posição foi dividida com a cidade de Altaneira.

Confira a lista:

  1. Altaneira – 274 pontos/Nova Olinda – 274 pontos
  2. Antonina do Norte – 273 pontos
  3. Salitre – 262 pontos
  4. Tarrafas – 259 pontos
  5. Crato – 252 pontos
  6. Assaré – 246 pontos
  7. Santana do Cariri – 238 pontos
  8. Campos Sales – 233 pontos
  9. Potengi – 225 pontos
  10. Araripe – 211 pontos
  11. Saboeiro – 204 pontos

O que é o Spaece Alfa?

O exame Spaece Alfa é um indicador de qualidade da educação básica nos municípios cearenses. A avaliação serve como ferramenta para direcionar políticas públicas de melhoria no ensino. 

A diferença significativa entre os municípios revela desafios e oportunidades distintas no campo educacional. A REDE ANC entrou em contato com as prefeituras de Araripe e Saboeiro para questionar ações da gestão que visem melhorar os índices educacionais constatados.

A matéria será atualizada mediante retorno da gestão.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir