PUBLICIDADE

Saiba como doar leite humano para abastecer estoque no Ceará

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), possui um posto de coleta de leite humano e abriga uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal com capacidade para atender até 24 bebês. Atualmente, o estoque do hospital está abaixo do ideal, contando com apenas quatro doadoras ativas.

De acordo com a nutricionista do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (Cetip) do HGWA, Fernanda Fernandes, é de suma importância o aumento das doações, já que um litro de leite doado pode sustentar até dez recém-nascidos em um único dia. A profissional explica que, na ausência de leite humano, a fórmula é utilizada como alternativa, mas não é a melhor opção.

Saiba como doar leite humano para abastecer estoque no Ceará
Foto: Bruno Brandão

“O leite materno ou humano pasteurizado é considerado padrão ouro. Ele oferece todos os nutrientes, macro e micro, que são vitaminas e minerais, em quantidades adequadas. Além de possuir a melhor absorção no intestino desse bebê, reforçando o sistema imunológico”, explica.

Vale ressaltar que a importância da amamentação não se limita aos bebês, mas também traz benefícios para as mães. “Amamentar reduz o risco de câncer de mama, permite que a mãe retorne ao peso de antes da gestação de forma mais rápida, aumenta a contratilidade do útero [movimento dos músculos do útero], evitando sangramentos, além de fortalecer o vínculo entre mãe e recém-nascido”, argumenta.

Para quem deseja contribuir, o HGWA está aberto a novas doações de leite humano. As interessadas devem ter uma produção excedente de leite e estar em boas condições de saúde. A doadora pode se cadastrar através do telefone (85) 3216-8325, onde receberá todas as informações necessárias para iniciar o processo de doação. O hospital disponibiliza um recipiente para a coleta e realiza a retirada dos potinhos, além de fornecer um kit que inclui frasco, gorro, máscara e um folheto explicativo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir