A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Saiba como justificar o voto nas eleições municipais

Neste ano, as eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro e, provavelmente, alguns eleitores não estarão presentes em seu local de votação. Nesse contexto, vale ressaltar que não é possível ser exercido o voto em trânsito. No entanto, é preciso que a ausência seja justificada.

Esse trâmite deve ser feito preferencialmente pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral. Porém, também há a possibilidade de imprimir o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral em PDF no dia da eleição e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas dos tribunais regionais eleitorais e cartórios eleitorais. Caso não apresente a justificativa no dia da votação, é possível fazer esse procedimento até 60 dias após cada turno.

Saiba como justificar o voto nas eleições municipais
Foto: Reprodução

Além do e-Título, o procedimento pode ser realizado pelo Sistema Justifica, no portal do TSE. Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregar em qualquer cartório eleitoral ou enviar pelos Correios para a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Este requerimento, no entanto, é diferente do preenchido no dia da eleição.

Uma vez aceita, a justificativa será registrada no histórico do título do eleitor. Se for indeferida, será preciso pagar a multa junto à Justiça Eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais pode ser consultado no aplicativo e-Título, mostrando a eleição específica em que a ausência foi registrada.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir