A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Saiba como proteger seus pets dos fogos de artifício neste fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, os espetáculos com fogos de artifício se tornam recorrentes e encantam a muitos. No entanto, para os pets essa tradição festiva pode se tornar uma fonte de estresse e ansiedade. Cães e gatos, em particular, possuem uma audição mais aguçada do que a dos humanos, tornando o barulho dos fogos uma experiência assustadora.

Saiba como proteger seus pets dos fogos de artifício neste fim de ano
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Thiago Teixeira, diretor-geral do centro veterinário Nouvet, alerta que durante eventos com fogos de artifício muitos animais de estimação acabam prejudicados. “Durante eventos que envolvem esse tipo de comemoração, muitos pets se sentem ameaçados e podem reagir com tremores, latidos excessivos, tentativas de fuga ou busca por esconderijos. Esses comportamentos resultam em danos ao próprio bichinho ou exposição a situações perigosas, como atropelamentos, caso tentem fugir do barulho”, explica.

Diante desse cenário, é fundamental que os tutores adotem medidas preventivas para proteger seus pets. Isso inclui a criação de um ambiente seguro em casa, oferecendo áreas confortáveis e familiares para que possam se abrigar. A utilização de música suave ou ruído branco pode ser uma estratégia eficaz para minimizar os sons externos.

Consultar um veterinário sobre opções de tratamento para a ansiedade, como medicamentos ou terapias comportamentais, é outra abordagem importante. Identificar o nível de desconforto do animal e agir de acordo pode fazer toda a diferença. Em alguns casos, a simples presença do tutor pode proporcionar conforto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir