A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Saiba onde ter atendimento de saúde mental gratuito em Fortaleza

Depressão, ansiedade, dependência química, fobias, esquizofrenia e síndrome de burnout são algumas das condições que afetam a saúde mental de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem tratamentos e acompanhamentos para essas questões, e em Fortaleza, há várias opções de acolhimento gratuito. Confira abaixo alguns dos principais locais onde você pode buscar ajuda:

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

A rede municipal de saúde de Fortaleza, através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento primário para problemas de saúde mental. São 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) na cidade, sendo seis gerais, três infantis e sete especializados em álcool e outras drogas. Os serviços do Caps são de “porta aberta”, o que significa que qualquer pessoa pode procurar atendimento diretamente ou ser encaminhada por outros serviços de saúde.

Os Caps contam com equipes multiprofissionais que incluem psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Lá, todos os usuários passam por uma triagem inicial para definir o tipo de cuidado necessário, que pode incluir atendimento clínico e psiquiátrico, terapias integrativas, atendimentos individuais, redução de danos, grupos terapêuticos, oficinas e apoio às famílias.

Além disso, a Prefeitura oferece apoio para internação de urgência na Santa Casa de Misericórdia, com 12 leitos para desintoxicação, e na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), com 25 leitos infanto-juvenis.

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) – Messejana

O Hospital de Saúde Mental de Messejana oferece atendimento de emergência 24 horas para pacientes com transtornos mentais graves. A unidade, que atende todo o Ceará, dispõe de 180 leitos para internação, sendo 160 para tratamento de transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos. O hospital fica na Rua Vicente Nobre Macêdo, S/N – Messejana.

Atendimento Psicológico na Universidade de Fortaleza (Unifor)

A Unifor oferece vários serviços de assistência à saúde mental no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), na Rua Maramaldo Campelo, 50 – Edson Queiroz:

Plantão Psicológico: Atendimento gratuito por ordem de chegada.

  • Terça-feira: 14h às 16h (individual)
  • Quarta-feira: 14h às 16h (individual)
  • Quinta-feira: 8h às 10h e 14h às 16h (individual)
  • Sexta-feira: 8h às 10h e 14h às 16h (casais e famílias)

Atendimento Psicológico: Para crianças, adolescentes e adultos, com encaminhamento da rede pública, convênios de saúde ou particular.

  • Segunda a sexta, de 8h às 20h

Pronutra: Programa de Nutrição para Transtornos Alimentares, voltado para adolescentes e adultos, com sessões de psiquiatria, psicologia e nutrição.

  • Segundas e quintas-feiras, de 13h30 às 17h

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e anônima. Os atendimentos são realizados pelo telefone 188, chat, e-mail ou presencialmente na Rua Ministro Joaquim Bastos, 806 – Bairro de Fátima. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Instituto Bia Dote

O Instituto Bia Dote, uma ONG que trabalha com a prevenção do suicídio e valorização da vida, oferece dois tipos de atendimento:

  • Plantão Psicológico: Online, aos sábados pela manhã, sem necessidade de cadastro. Basta enviar mensagem para o WhatsApp (85) 9 9842-0403.
  • Psicoterapia: Presencial, de segunda a sexta, com necessidade de cadastro e triagem. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (85) 3264-2992 ou WhatsApp (85) 9 9842-0403.

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

A UECE oferece atendimento psicológico gratuito, mas atualmente as vagas estão preenchidas. As inscrições para novas vagas são abertas a cada semestre. Informações pelo telefone (85) 9 9753-1296 ou (85) 3101-9987.

UniChristus

A UniChristus oferece atendimento psicológico gratuito através de psicoterapia e plantão psicológico:

  • Plantão Psicológico: Atendimento mediante triagem e agendamento pelo WhatsApp (85) 9 9401-5648.
  • Psicoterapia: Inscrições duas vezes por ano, em janeiro e julho, com divulgação no Instagram @psicologiaunichristus.

Movimento Saúde Mental

O Movimento de Saúde Mental atende na Palhoça Comunitária Ignácio Martín-Baró, no Bom Jardim, com práticas de cuidados individuais e em grupo, como meditação, pilates, terapia comunitária, entre outras. Para agendar, envie mensagem para o WhatsApp (85) 9 8106-7178.

Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária – MISMEC 4 Varas

O Projeto 4 Varas oferece terapias em grupo e outras práticas de cuidado, como massoterapia, yoga e farmácia viva comunitária. As atividades ocorrem de segunda a sexta, de 7h30 às 16h30. Informações pelo WhatsApp (85) 9 8614-2873.

Programa de Apoio à Vida (Pravida)

O Pravida oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para pessoas com ideações suicidas. O atendimento é feito no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), mediante agendamento pelo WhatsApp (85) 9 8400-5672.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir