A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sarto diz que ideia do Passe Livre foi copiada

Prefeito da capital cearense, Sarto Nogueira definiu passe livre como medida histórica para a classe estudantil - (Foto: Fernanda Barros)
Prefeito da capital cearense, Sarto Nogueira definiu passe livre como medida histórica para a classe estudantil – (Foto: Fernanda Barros)

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) tem comparecido a algumas entrevistas para fazer um balanço de sua gestão em 2024. Em participação num programa jornalístico da capital, o gestor enalteceu a implementação do Passe Livre e alfinetou o Governo do Estado.

De acordo com Sarto, a implementação da iniciativa que garante passagens gratuitas no sistema de transporte da capital a estudantes da rede pública e privada é histórica. 

O prefeito de Fortaleza ressaltou que o sucesso foi tamanho, a ponto de a ideia ser “copiada” pelo Governo do Ceará. “E temos coisas históricas. Por exemplo, o passe livre estudantil que beneficiou 2,6 milhões de pessoas. O aluno mais beneficiado é o da rede estadual, pois o da rede municipal estuda próximo à unidade”.

Segundo o prefeito de Fortaleza, a implementação da política pública inspirou o Governo do Estado a ofertar algo semelhante. No entanto, na avaliação de  Sarto, o projeto ainda não está consolidado. “A ideia foi tão boa que o Governo tá querendo pegar carona, correndo atrás, nesse tal de ‘VaiVem’, e ainda não conseguiu se acertar correndo. Mas é bom que os bons exemplos sejam seguidos”, provocou. 

Relembre

Foi aprovado por unanimidade, em novembro, na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Lei que garantiu o passe livre estudantil no transporte público. O benefício contempla todos os estudantes da capital, das redes privada e pública de ensino dos sistemas municipal, estadual e federal.

Com a aprovação, a cidade se tornou pioneira entre as capitais do país, ofertando o benefício sem restrição de rede de ensino, nível escolar, sem critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público beneficiado, ou seja, de maneira universal para todos os estudantes.

Outras capitais, por exemplo, como Belo Horizonte e Manaus, oferecem o passe apenas a estudantes que moram a mais de 1km da instituição de ensino. Já Brasília e Maceió exigem um cadastramento prévio para que o aluno seja beneficiado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir