O candidato à reeleição e atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), estabeleceu a saúde como uma das prioridades em sua campanha. Entre suas propostas para o próximo mandato, caso eleito, estão a construção de seis novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a contratação de mil médicos e a redução das filas de espera para exames e cirurgias eletivas.
O plano também inclui a expansão da rede de atendimento psicossocial. A proposta de Sarto planeja dobrar a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Fortaleza, passando de 16 para 32 unidades, com foco na ampliação do atendimento infantil. A contratação de psiquiatras e psicólogos também é uma medida prevista para fortalecer o atendimento.
Outra ideia é a criação da Cidade do Autista, um centro especializado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sarto também planeja ampliar o Projeto Vincular, que passará a atender 4 mil alunos da rede pública municipal. Além disso, a expansão dos Núcleos de Atenção à Criança e Adolescente com TEA (Nutea) garantirá que todas as Regionais da cidade tenham ao menos uma unidade de atendimento especializado.
Já no quesito saúde da mulher, o candidato propõe o Samu Gestante, um serviço de atendimento emergencial especializado para gestantes em situação de risco. “A iniciativa busca aprimorar a resposta emergencial em casos como complicações durante a gravidez, trabalho de parto e outros quadros que exijam intervenção médica urgente”, explicou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.