A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sarto revela plano operacional para o São João de Fortaleza

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou o plano operacional para a festa de São João de Fortaleza, que acontecerá de 28 a 30 de junho no Aterrinho da Praia de Iracema.

Com atrações como Geraldo Azevedo, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Lagosta Bronzeada, Zé Cantor e Banda Magníficos, o evento promete animar fortalezenses e turistas com muita segurança, limpeza, organização, sustentabilidade e mobilidade.

A expectativa é atrair um público de 500 mil pessoas nos três dias de festa. Sarto destacou que, assim como no Réveillon, todos os cachês das atrações foram pagos pela iniciativa privada. “Queremos que este evento se torne uma tradição e impacte positivamente a economia local”, afirmou o prefeito. Além disso, ele ressaltou a valorização de artistas nordestinos e a presença de quadrilhas juninas para enriquecer a programação cultural.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou um esquema especial para garantir a circulação ordenada de veículos e pedestres. Cerca de 80 agentes estarão presentes nos dois primeiros dias, aumentando para 100 no último dia do evento. Haverá interdições em várias vias, como a Av. Beira-Mar e a Rua Ildefonso Albano, a partir das 5h da manhã de sexta-feira (28/06).

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a operação com 23 linhas de ônibus e cinco veículos extras. No domingo, haverá tarifa social com valores reduzidos, facilitando o acesso dos participantes ao evento.

Veja a lista de linhas que circulam na Praia de Iracema:

011 – Circular I
012 – Circular II
016 – Cuca Barra/Papicu
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II 055 – Corujão Grande Circular I
056 – Corujão / Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra / Mucuripe
073 – Siqueira / Praia de Iracema
077 – Parangaba / Mucuripe
078 – Siqueira / Mucuripe / ED
092 – Antônio Bezerra / Praia de Iracema / Papicu
099 – Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart
120 – Vila do Mar / Náutico/Antônio Bezerra
130 – Vila do Mar / Náutico / Antônio Bezerra II / SFS
711 – Barra do Ceará / Cais do Porto
752 – Caça e Pesca / Centro
901 – Dom Luís / Papicu/Centro
905 – Meireles / Centro
906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 – Castelo Encantado / Centro
908 –  Castelo Encantado / Centro / SP2
1906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro/ED

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com 14 profissionais e duas ambulâncias. Em casos de emergência, os pacientes serão levados para hospitais de referência, como o Instituto Dr. José Frota e o Hospital Distrital Gonzaga Mota.

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) mobilizará uma equipe de profissionais para garantir a iluminação pública e a limpeza urbana. Serão 140 garis e seis agentes de gestão trabalhando antes e após o evento, garantindo que o local esteja limpo na manhã seguinte.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) contará com mais de 200 agentes para garantir o ordenamento do comércio ambulante e o cumprimento das normas. A Secretaria Executiva Regional (SER) 2 também estará atuando para assegurar que os vendedores estejam devidamente cadastrados e que o fluxo de pessoas seja facilitado.

O projeto Re-ciclo terá uma central de reciclagem no Aterrinho, com 30 catadores e 20 mobilizadores do Fortaleza Limpa. A expectativa é coletar três toneladas de resíduos recicláveis durante os três dias de festa.

O São João de Fortaleza promete ser uma festa grandiosa, com muita diversão, segurança e organização, celebrando a cultura nordestina e movimentando a economia local.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir