Profissionais com formação em áreas como Agronomia, Zootecnia, Engenharia, Administração, Economia e afins estão aptos a participar do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) – Rural. Eles têm até o dia 23 de maio para se inscrever no processo seletivo. O edital completo e o link para inscrição estão disponíveis no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec).
A iniciativa oferece 48 oportunidades para agentes bolsistas, sendo 16 vagas imediatas e 32 para cadastro de reserva, e 6 vagas para orientadores, com 2 nomeações imediatas e 4 em reserva. Os selecionados receberão bolsas mensais de R$ 5 mil para agentes e R$ 6.500 para orientadores.
ALI Rural
O ALI Rural é uma ação do Sebrae Ceará voltada à inovação nas empresas do campo, com foco no extensionismo tecnológico. Na prática, isso significa levar ciência aplicada e soluções tecnológicas para dentro dos negócios rurais, com o objetivo de aumentar a produtividade e a sustentabilidade.
Os agentes bolsistas realizam diagnósticos, identificam desafios e acompanham a implementação de soluções inovadoras nas propriedades. Eles também são responsáveis por produzir relatórios técnicos e materiais bibliográficos sobre as ações desenvolvidas.
Mais do que uma bolsa, o programa é uma oportunidade para atuar diretamente na transformação do meio rural, conectando ciência, inovação e impacto social. Os participantes recebem formação metodológica contínua do Sebrae e desenvolvem competências técnicas e comportamentais de alto nível.
“Os bolsistas do projeto ALI Rural devem apresentar perfil proativo, com capacidade de atuar junto a pequenos negócios e propriedades rurais, identificando oportunidades de inovação”, afirma Elayne Cristina Rocha Alencar, analista do Sebrae Ceará.
Processo Seletivo
O processo seletivo será 100% remoto para candidatos de todas as regiões do Ceará. Para agentes, a seleção inclui prova de conhecimentos, avaliação de habilidades e perfil com uso de jogos virtuais, além de análise curricular e documental.
Já os orientadores serão avaliados por análise curricular e documental, e entrevista individual por competências. Durante o processo, são observadas habilidades como resolução de problemas, gestão de recursos, tolerância a riscos, tomada de decisão e capacidade de adaptação a mudanças.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.