A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) realiza nos dias 28 e 29 deste mês, no Centro de Eventos, o Seminário Aprece Novos Gestores 2025. Com o tema “Por uma gestão forte e qualificada”, o evento tem como objetivo capacitar gestores municipais recém-empossados ou reeleitos, suas equipes e demais agentes públicos para os desafios da gestão municipal. A expectativa é reunir cerca de dois mil participantes, entre autoridades políticas, gestores e representantes de instituições públicas. A solenidade de abertura do evento contará com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Em um cenário em que grande parte das prefeituras cearenses passam por uma crise financeira sem precedentes, com vários prefeitos denunciando situação de sucateamento das máquinas administrativas, o tema é relevante para dar um norte aos prefeitos e agentes públicos sobre a importância de tornar a gestão mais eficaz.
O evento marca o fim da gestão do atual presidente da Aprece, Júnior Castro, que esteve a frente da presidência da entidade por dois mandatos consecutivos. Ele assumiu o comando da Secretaria de Governo da gestão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Para Júnior Castro, o seminário é estratégico para o futuro dos municípios cearenses. “Ele reflete o compromisso da Aprece em promover a qualificação de lideranças públicas, garantindo que prefeitos(as) e demais agentes estejam preparados para enfrentar os desafios da gestão pública com transparência, eficiência e inovação”, reforça o presidente.
Na avaliação do vice-presidente da Aprece, Joaci Júnior, o seminário vai contribuir para que os agentes públicos possam fazer excelentes gestões, impactando diretamente os moradores de cada cidade do Ceará. “As pessoas não moram na União e nem no Estado. Elas moram nos municípios, onde tudo acontece. Esse evento, que acontece a cada quatro anos, é de extrema importância para os gestores públicos. Nós obtivemos um número recorde de prefeitos reeleitos. Eu também considero que nós estamos em uma das nossas melhores safras de gestores”, avaliou Joaci.
Um dos destaques do seminário será o foco na assistência social como prioridade para a nova gestão. Para Arimatea Oliveira, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), priorizar a pauta da assistência social significa investir na transformação da realidade de vida das pessoas. “Vamos dialogar sobre as perspectivas de financiamentos condizentes com as demandas dos territórios, além de oferecer atendimento personalizado aos gestores”, afirma o diretor do FNAS, que participará do painel 07, no segundo dia de evento.
Brasília no Ceará
No Espaço Municipalista, prefeitos e equipes poderão interagir diretamente com representantes de diversos Ministérios e Secretarias de Estado.
De acordo com Helderiza Queiroz, coordenadora da Escola de Gestão da Aprece, o Espaço Municipalista é uma oportunidade de conexão única com autoridades governamentais. “Iremos reunir representantes de diversas áreas para conectar o gestor com os principais atores públicos em nível nacional e estadual. A ideia é que o atendimento seja personalizado, permitindo que os gestores consultem os processos dos seus municípios e alinhem prioridades”, explica Helderiza Queiroz.
Serviço
VII Seminário de Novos Gestores 2025 – Por uma gestão forte e qualificada
Data: 28 e 29 de janeiro de 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Inscrições: www.novosgestores.aprece.org.br