A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sesa confirma mais dois casos da variante Delta em municípios do interior

Na tarde desta terça-feira (03/08), a Secretaria de Saúde do Estado confirmou mais dois casos da variante Delta do coronavírus no Ceará. As pessoas acometidas são oriundas de Ipueiras e Jaguaretama, a 314km e a 200km de Fortaleza, respectivamente. Os dois cearenses desembarcaram recentemente no Aeroporto Internacional de Fortaleza, Pinto Martins. Com as confirmações, o Centro de Testagem de Viajantes já contabiliza seis casos da nova cepa, todos oriundos do Rio de Janeiro.

Imagem ilustrativa (Foto: PIXABAY)

Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho. Na semana passada, outros quatro casos haviam sido identificados. Desta vez, uma viajante de 22 anos (Jaguaretama) e outro de 20 (Ipueiras), após apresentarem amostras positivas, foram recomendados a cumprir isolamento de 10 a 14 dias.

– Voo GOL 2021 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
– Voo LATAM 3013 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro → Guarulhos → Fortaleza

A Sesa convoca passageiros e tripulantes dos voos listados acima a entrarem imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde ou comparecer, munido de cartão de embarque e documento com foto, para realização do exame no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, que está de posse da listas dos viajantes.

Contatos: (85) 98724-0455 / 98438-0480 (das 9h às 17 horas)

Histórico

No dia 29 de julho, a Sesa já havia confirmado os primeiros casos da variante Delta do coronavírus no Ceará: dois de pessoas oriundas de Fortaleza, um de Caucaia (a 18km de Fortaleza) e um em Itapipoca, na Região Norte do Estado.

Os viajantes confirmados com a variante Delta e outras variantes foram devidamente notificados e estão sendo monitorados ativamente pela Vigilância Epidemiológica da Sesa e respectivas Secretarias Municipais de Saúde. Além de manter o isolamento, eles farão novas coletas para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos.

Um áudio que circula pelas redes sociais dá conta de um depoimento de uma suposta familiar de um dos acometidos com a nova variante. No material é possível constatar o apelo para que familiares e amigos redobrem os cuidados preventivos.

Ouça:

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir