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Sesa lança guia para atendimento inclusivo

O guia é uma espécie de glossário que apresenta a tradução do português para Libras das palavras mais utilizadas nos atendimentos de saúde

Para tornar o trabalho na saúde cada vez mais inclusivo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) lançou um guia para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O material foi produzido pela Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom) da pasta, para ampliar a acessibilidade dos serviços prestados à população.

Cartilha contém orientações para Linguagem Brasileira de Sinais. Foto: Divulgação/Sesa

Com orientações acerca das expressões corretas relacionadas à comunidade surda e o conceito da Linguagem brasileira de Sinais, o Guia é uma espécie de glossário que apresenta a tradução do português para Libras das palavras mais utilizadas nos atendimentos de saúde. São termos como febre, dor, internação, infecção, pressão alta, fratura, medicação etc. Ele é ilustrado com fotos dos movimentos de cada verbete e suas respectivas descrições em texto

O material reúne, ainda, dicas para aprimorar a comunicação com pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva. Algumas das recomendações são: falar de frente para o paciente e com a boca visível para possibilitar a leitura labial; usar a expressão facial para a compreensão do tom do que está sendo dito, entre outras.

O Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva foi elaborado em parceria com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), atuantes no serviço de Telessaúde e no apoio à assistência nas unidades hospitalares vinculadas à Secretaria. Ele pode ser acessado através do site da Sesa.

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