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Setor de bares e restaurantes adota estratégia diante da inflação

De modo a evitar a perda de clientes, os bares e restaurantes estão optando por segurar os preços em meio a um cenário de baixa no movimento. Em abril, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a alimentação fora do lar foi de 0,39%, praticamente em linha com o índice geral de 0,38%, contrastando com os 0,81% registrados para os alimentos dentro do domicílio.

Os alimentos e bebidas, principais insumos dos estabelecimentos, registraram aumento de 0,70% em abril, acumulando alta de 3,59% nos primeiros quatro meses do ano. Por outro lado, a inflação acumulada da alimentação fora do lar no mesmo período ficou em 1,48%, abaixo até mesmo da média de inflação geral, que é de 1,80%.

Setor de bares e restaurantes adota estratégia diante da inflação
Foto: Pexels/Marcus Herzberg

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, interpreta esse comportamento como uma resposta estratégica dos empresários. “[Os empresários] preferem absorver parte dos custos adicionais a repassá-los aos consumidores, temendo uma redução no fluxo de clientes. O índice Abrasel-Stone, que mede o volume de vendas, mostra que estamos desde dezembro com movimento abaixo dos mesmos meses do ano passado”, explica.

Uma pesquisa recente da Abrasel, realizada com 3.069 empresários em todo o país, mostrou que quase dois terços operaram sem conseguir lucro em março. Nesse cenário, a entidade está atenta à situação no Rio Grande do Sul, focando em oferecer apoio às vítimas das enchentes e monitorar os empreendedores locais afetados. Vale lembrar que a pressão inflacionária e as dificuldades enfrentadas podem impactar significativamente a economia do país.

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