A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Setor de bares e restaurantes do Ceará enfrenta desafios para contratar funcionários

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), encontrar profissionais qualificados tem sido um desafio no setor, fazendo com que o Ceará esteja com mais de 5 mil vagas abertas, em funções como gerentes, sushiman, churrasqueiro, pizzaiolo e cozinheiros.

A falta de mão de obra qualificada está afetando diretamente o funcionamento dos bares e restaurantes. Segundo a pesquisa da Abrasel, os cargos de gerente, sushiman, churrasqueiro e cozinheiro apresentam níveis de dificuldade de contratação de 4,4; 4,35; e 4,29, respectivamente, numa escala de 1 a 5. Mesmo com 22% dos empreendimentos querendo contratar, as vagas continuam abertas por falta de candidatos adequados.

Pedro Leite, CEO do Grupo Azilados e conselheiro da Abrasel, lamenta a situação. “A demanda por ocupar novos postos existe, mas estamos tendo dificuldades em encontrar pessoas que queiram somar. Realizamos mutirões de contratação, mas muitas vezes os candidatos não aparecem para as entrevistas. Além disso, muitos buscam apenas um salário alto, sem considerar o crescimento dentro da empresa”, explica.

Apesar dos desafios, muitos empresários estão dispostos a treinar novos talentos. “O que mais tem sido difícil é encontrar pessoas com o perfil necessário. Mas estamos sempre dispostos a ensinar e oferecer um ambiente de capacitação. Gostamos de abrir portas para quem está em busca do primeiro emprego”, afirma Pedro.

Solange Marinho, diretora geral do Grupo Controller, sugere que estratégias eficazes podem melhorar a situação. “Investir em uma marca empregadora e na cultura organizacional é essencial. Programas de desenvolvimento interno e parcerias com universidades também ajudam a capacitar futuros profissionais”, diz Solange.

Ela também destaca a importância da tecnologia no processo de recrutamento. “Ferramentas como Inteligência Artificial e machine learning ajudam a analisar currículos e identificar candidatos com maior potencial. Plataformas como LinkedIn, Glassdoor e Indeed têm se mostrado eficazes em atrair postulantes qualificados”, conclui.

Com a adoção dessas estratégias, o setor de bares e restaurantes espera superar os desafios de contratação e garantir o bom funcionamento dos estabelecimentos, mantendo a qualidade e o atendimento aos clientes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir