A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Solonópole emplaca campanha “Nossa luta é pela vida”

Há exatos 14 meses, a pandemia do novo coronavírus vem causando estragos em diversas áreas da vida. Porém, em meio a todo o caos, as correntes do bem buscaram engajamento nessa batalha para lutar por dias melhores. Aliás, “lutar” é o verbo que encabeça a campanha protagonizada por Solonópole. Localizado a 230km de Fortaleza, o município emplacou as ações do “Nossa luta é pela vida“, movimento que busca amenizar os prejuízos sofridos pela população local.

Todas as iniciativas que envolvem a campanha foram pensadas e planejadas em conjunto, através da Prefeita Dr. Ana Vladia (PSD), juntamente com sua equipe composta por todos os titulares das Secretarias Municipais. Outro reforço para alavancar o “Nossa luta é pela vida” vem da gestora hospitalar Flávia Braga, especialista em assessoria técnica ao setor Saúde.

“Lutar” é o verbo que encabeça a campanha protagonizada por Solonópole

Uma das iniciativas que é destaque trata do trabalho de conscientização. Atenta a esclarecer as dúvidas da população quanto a quesitos como decretos municipais, isolamento social rígido, importância da vacinação, cuidados preventivos quanto ao contágio com o vírus, dentre outros pontos, a gestão municipal foca no trabalho educativo. Para isso, um equipe é destinada exclusivamente para visitar as residências dos moradores. Sem adentrar às casas e mantendo o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o trabalho é realizado atendendo a todo o princípio de planejamento.

Uma das iniciativas que é destaque trata do trabalho de conscientização – (Foto: assessoria de imprensa/Solonópole)

 

Blitz educativa

(Foto: assessoria de imprensa/Solonópole)

No último final de semana, que compreendeu os dias 15 e 16 de maio, órgãos responsáveis pela área de segurança intensificaram as rondas de orientação e fiscalização em todo o município. Através da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, os agentes realizaram blitz educativas, além da verificação do cumprimento das medidas restritivas em estabelecimentos comerciais e de espaços públicos, como praças, rios e açudes.

(Foto: assessoria de imprensa/Solonópole)

Além das ações verbalizadas, o plano prático também pôde prever medidas estratégicas para amenizar os impactos negativos sofridos pela população de Solonópole em situação de vulnerabilidade social. As mesmas visitas educativas também servem como triagem. Após detectado o público desta categoria, as famílias em situação de insegurança alimentar são contempladas com cestas básicas, além de receberem, também, itens de higienização.

No último final de semana, após o decreto das medidas de isolamento social rígido, a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil intensificaram as rondas de orientação e fiscalização em todo o município. Os agentes realizaram blitz educativas, fiscalização de estabelecimentos comerciais e de espaços públicos, como praças, rios e açudes

Assessoria técnica

Todo o trabalho desenvolvido tem o objetivo de conscientizar a população, oferecer ações assistenciais e conter o alastramento do coronavírus. No tocante à Saúde, as iniciativas também foram encabeçadas pelo conjunto formado pela prefeita Ana Vladia e toda a equipe composta pelo time de secretariados. Além disso, como mencionado no início da matéria, Flávia Braga, através da “FB ASSESSORIA“, contribuiu para a realização das ações. Enfermeira e gestora hospitalar, a profissional carrega no currículo a bagagem de ter ficado à frente de Secretarias de Saúde de importantes municípios do Ceará, a exemplo de Ipueiras, Nova Russas e Santa Quitéria, situados na região dos Sertões de Crateús.

Conforme revelado ao “A Notícia do Ceará” ainda em 2020, Flávia Braga ratificou que iria focar a sua trajetória em prestar serviços de assessoria técnica em Saúde aos municípios cearenses, com o propósito de elevar o nível de serviço prestado pelo setor à população mais necessitada. O município de Solonópole se encaixou na nova missão de Flávia Braga, e os resultados estão sendo favoráveis.

Na bagagem da carreira profissional, Flávia Braga coleciona trabalhos relevantes à frente de Secretarias de Saúde do Estado de importantes municípios cearenses

A experiência protagonizada pela gestora hospitalar em outros municípios foi conduzida ao seu novo trabalho. Dentre os feitos, a orientação para que as ruas de principal movimentação do município pudessem receber o trabalho de desinfecção. Além disso, as testagens em massa para a Covid-19, na sede e nos distritos, contribuíram para o diagnóstico precoce da doença, o que influencia num combate mais eficiente.

Neste contexto, o setor da Saúde também recebeu a doação de três capacetes Elmo, equipamento que auxilia na recuperação de pacientes com quadros leves e moderados de Covid-19 de forma não invasiva. O estoque de oxigênio do hospital está permanentemente abastecido. Como o item ficou em extrema escassez em muitos municípios do Ceará, Solonópole já estuda a instalação de uma usina de oxigênio para evitar qualquer colapso no seu sistema de Saúde em meio à pandemia.

A secretária de Saúde Lúcia Cavalcante também se destaca pelo trabalho desempenhado na linha de frente ao combate ao coronavírus em Solonópole.

Dados

Todo esse pacote de ações reverbera nos números. De acordo com a última atualização da plataforma Integrasus, da Secretaria de Saúde do Estado, o município do Sertão Central possui uma das maiores taxas entre as cidades cearenses no que diz respeito a pacientes recuperados da Covid-19. Dos 1.651 acometidos com a doença, 1.462 evoluíram no quadro de recuperação, o que totaliza 88,5%.

Quanto à cobertura vacinal, até o dia 16 de maio, 91,77% do público alvo recebeu a primeira dose do imunizante. Na mesma tabela de atualização consta que a segunda dose chegou a ser aplicada em 83,31% da população prioritária.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir