A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Studio Natália Capistrano se destaca na Terra da Luz com Danças do Ventre e Cigana

Muitas formas de expressão dos sentimentos da população foram desenvolvidas pela cultura mundial ao longo de suas histórias, dentre elas, as Danças do Ventre e Cigana. Que o diga o Studio Natália Capistrano (SNC), dirigido pela bailarina que dá nome ao próprio espaço instalado no bairro Benfica, em Fortaleza (CE).

“Temos como chave mestra em nossa escola, a transformação na vida das alunas que por aqui passam. Em geral, nossa instituição trabalha com uma proposta de resgatar o feminino. Ela faz com que cada mulher do SNC coloque pra fora o que tem de melhor!”, disse Natália que comanda a instituição há mais de 19 anos, com excelência e vários títulos.

A diretora artística do Studio Natália Capistrano que dispõe de professoras com formação em Educação Física, concedeu entrevista ao Portal ANC, onde revelou: “incentivamos que as alunas estejam sempre arrumadas, de batom, brilho, bijouterias, até nas aulas mesmo, para uma melhor relação com o espelho e consigo mesma”.

O ano do SNC é dividido em três grandes momentos, “que são os nossos espetáculos, todos com lotação de público: o Bellydivas que acontecerá no próximo dia 28 de abril, no Theatro Via Sul, na capital cearense; o Festival Temático e Luzes do Oriente”, lembrou a dirigente do Studio Natália Capistrano, considerada uma referência no que faz na Terra da Luz.

Ainda em entrevista dada ao jornalista Eduardo Galdino, a bailarina explicou como é o Bellydivas: “tem sempre uma temática voltada em falar sobre a valorização do feminino, a força e a beleza da mulher”, pontuou a produtora executiva do evento, Natália Capistrano, que já se prepara para a edição do Bellydivas de 2024.

O Studio Natália Capistrano tem uma metodologia diferenciada e costuma levar alunas de todos os níveis para o palco de grandes teatros.

A Dança do Ventre

Com movimentos sinuosos semelhantes à uma serpente aliados à música, é o que pode se dizer sobre a primitiva Dança do Ventre, praticada originalmente em várias regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Esses movimentos citados pelo Portal ANC, são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco, isoladas ou combinadas, como também, pelas ondulações de braços e mãos, além de tremidos chamados de shimmies, com batidas e torções de quadril, entre outros.

A expressão Dança do Ventre surgiu em 1893 na França. É importante lembrar que ela foi propagada por todo o mundo, com a invasão dos árabes. De origem incerta, a Dança do Ventre tem registros no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia.

Por não ter sido uma dança moldada para o palco, a Dança do Ventre não apresenta regulações quanto ao aprendizado. Vale frisar que os seus critérios de profissionalismo são subjetivos, tanto no ocidente quanto nos países árabes, embora já sejam discutidos no Brasil. Espada, Punhal e Véus fazem parte da Dança do Ventre que é tida como popular.

A Dança Cigana

Ela ganhou força na Espanha, quando os ciganos bailavam em seus acampamentos embalados por cantos, instrumentos musicais e palmas. A Dança Cigana tem características bastante específicas, como a sensualidade, expressividade e força. Nela, todo corpo acompanha a sintonia dos movimentos.

As mulheres que praticam a Dança do Ventre costumam bailar descalças e vestidas com saias longas e enfeites nos cabelos, pescoços, punhos e dedos. Trata-se de um estilo de dança que cuida não só do corpo, mas da mente também, por meio das manifestações dos variados povos ciganos espalhados pelo mundo.

Ela expressa a cultura de todo o povo cigano. A Dança do Ventre é vista como uma pura expressão da humanidade, que envolve sentimentos, elementos e ritos culturais. Além de alegre e encantadora, é tida ainda, como um exercício ideal para quem não se liga muito em academia, mas quer se movimentar de outra forma.

Mais sobre Natália Capistrano

Cearense de Fortaleza, Natália Capistrano é formada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A também bailarina, professora, coreógrafa e produtora de eventos tem respaldo por trabalhar na área da saúde através das Danças do Ventre e Cigana.

A profissional que inovou seus estudos em dança desde muito cedo, já chegou a ser capa da Revista Shimmie, além de ter seu nome consolidado no mercado, bem como, Selo de Qualidade Tufic Nabak e DVD publicado. Mas o seu Currículum Vitae inclui ainda, as aulas que Natália ministrou em diversos lugares do Brasil.

* Serviço

> Studio Natália Capistrano (SNC)
* Avenida da Universidade, 2395 – Benfica – Fortaleza (CE).
* Instragram: @natalia_capistrano_05

> Obs: As IMAGENS da MATÉRIA foram cedidas por NATÁLIA CAPISTRANO (Studio Natália Capistrano).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir