A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Suspeita de gripe aviária nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa

De acordo com moradores da localidade, espécies de aves mortas foram vistas nos arredores desses municípios

Alguns dias após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretar estado de emergência zoosanitária em todo Brasil, os municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa apresentaram casos suspeitos de gripe aviária em avoantes.

De acordo com moradores da localidade, espécies de aves mortas foram vistas nos arredores desses municípios. O estado de emergência zoosanitária foi declarado para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

Há suspeita de que as avoantes encontradas mortas, nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, estejam sendo comercializadas para o consumo de moradores da região. Ainda não se sabe se as mortes foram por gripe aviária ou por caçadores locais.

O especialista Amorim Sobreira, enfatiza a importância de não consumir as avoantes afetadas, pois elas são aves migratórias e podem ter trazido o vírus da gripe aviária de outros estados. Ele alerta especialmente aos caçadores e consumidores dessas aves.

Foto: Adagri

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) chegou a confirmar a existência dos casos suspeitos, em uma entrevista dada ao CETV na manhã de quinta-feira (25). Porém, na manhã desta sexta-feira (26), a pasta emitiu uma nota informando que não há nenhuma confirmação de casos da doença no Estado do Ceará.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir