A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Taxa de desemprego chega a 14,2% no país

Foto: Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,2% em novembro, o que corresponde a 14 milhões de pessoas desocupadas. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, que contabiliza o impacto que a pandemia no número de empregos desde maio. Em outubro, o número de desempregados era 13,8 milhões.

“Esse aumento da população desocupada ocorreu principalmente na Região Nordeste”, afirmou a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

No Ceará, o crescimento no número de desempregados chegou a 84% desde o inicio da pandemia. O número corresponde a 534 mil pessoas desocupadas. No inicio de maio, eram 289 mil cearenses sem empregos.

De acordo com a pesquisa, 848 mil desempregados não procuraram emprego em novembro. Dentre as justificativas estão a pandemia e a falta de oportunidades nos locais em que vivem.

Os trabalhadores informais, que representavam 1,37 milhão dos empregos no mês passado, também sofreram um decréscimo de 3,6%.

Desde o inicio da pesquisa, apenas o mês de julho não mostrou aumento no número de desempregados. Em todos os outros meses, a tendência de aumento dos desocupados tem persistido.

Com informações da Agência Brasil.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir