A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

TRE-CE anuncia lista de homenageados com a Medalha Padre Cícero

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) revelou os homenageados da primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista. A honraria será concedida a cinco personalidades cearenses. São eles: Humberto Bezerra, Teodoro Silva Santos, Violeta Arraes, Adauto Bezerra e Camilo Santana.

A cerimônia de entrega da medalha está programada para ocorrer no próximo mês de março, durante um evento do Tribunal Eleitoral em Juazeiro do Norte. Lançada em janeiro de 2024, a comenda é destinada ao público externo, prestando homenagem a personalidades e instituições que conquistaram reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.

A criação da medalha tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023. Essa lei inscreveu o nome do líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A iniciativa também busca homenagear a figura do Padre Cícero como referência histórica e cultural não apenas no Ceará, mas em todo o território nacional.

TRE-CE anuncia lista de homenageados com a Medalha Padre Cícero
Foto: Divulgação/TRE-CE

Confira os perfis dos homenageados:

  • Adauto Bezerra (In memoriam): Nascido em Juazeiro, José Adauto Bezerra de Menezes teve uma carreira destacada no Legislativo e no Executivo, sendo ex-governador do Estado. Faleceu aos 94 anos em 3 de março de 2021, vítima de Covid-19.
  • Humberto Bezerra (In memoriam): Irmão de Adauto Bezerra, Francisco Humberto Bezerra de Menezes foi prefeito de Juazeiro do Norte em 1962 e, logo depois, vice-governador do Ceará. Faleceu aos 93 anos em 28 de março de 2020.
  • Teodoro Silva Santos: Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro construiu sua carreira no sistema criminal e penal, passando por diferentes cargos, incluindo delegado de polícia em Rondônia e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará.
  • Camilo Santana: Eleito o governador mais votado da história do Ceará, Camilo Santana, atual ministro da Educação, esteve durante dois mandatos à frente do governo estadual. Além disso, é engenheiro agrônomo e professor.
  • Violeta Arraes (In memoriam): Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, socióloga, psicanalista e ativista política, destacou-se como líder da Juventude Universitária Católica. Além disso, foi Secretária de Cultura do Estado indicada pelo então governador Tasso Jereissati. Faleceu aos 82 anos, vítima de câncer no pulmão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir