A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu nesta quarta-feira (26), a guarda provisória do terreno do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE).
Agora possuindo a guarda provisória, a universidade será responsável pela preservação do terreno, fazendo limpezas e atendimento de normas de saúde pública. Fábio Galvão, Superintendente da SPU/CE, afirma que, enquanto tramita o processo de cessão do imóvel, a UFC também terá a permissão de usar o local para atividades culturais e de artes.
A guarda ainda é provisória uma vez que necessário respeitar o prazo legal de possíveis recursos dos proprietários em processo de “Caducidade do Aforamento”, que estavam inadimplentes com a União.
Galvão falou que os adimplentes irão aguardar o trâmite sobre as indenizações. “Sobre os 28 adimplentes nos reunimos semana passada com eles na sede da SPU e nos falaram que esperarão todo o trâmite sobre as indenizações, desses adimplentes, e que não judicializariam sobre a cessão para UFC, a ação que tramita nos falaram que não foi impetrada por eles adimplentes”, disse o superintendente.
O Edifício São Pedro foi demolido no começo do mês de junho, e o seu terreno pertence à União. Agora o local deve fazer parte do campus Iracema da UFC.
Em nota oficial, a Universidade Federal do Ceará reafirmou que pretender erguer um edifício no terreno, no qual disse: A posse do terreno ajudará a consolidar o novo Campus Iracema e abrirá uma novo espaço para eventos e encontros de arte e cultura na Praia de Iracema. Estamos pensando em parcerias desde já e queremos iniciar imediatamente as atividades no terreno, antes mesmo do início das obras do novo equipamento cultural”
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC