PUBLICIDADE

Usina solar é instalada em Boa Viagem em projeto da BYD

O município de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará, é um dos beneficiados com a instalação de uma usina solar fotovoltaica, fruto da parceria entre a empresa chinesa BYD Brasil e a joint venture Raízen Gera Desenvolvedora (RGD), formada pela Gera e pela Raízen. Ao todo, nove usinas estão sendo implantadas em quatro estados do país: Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Pará.

Foto: Reprodução

Somadas, as unidades terão capacidade de geração superior a 59 milhões de kWh por ano — energia suficiente para abastecer cerca de 48 mil pessoas por mês, considerando um consumo médio de 300 kWh por residência. Segundo a BYD, a operação das usinas ao longo de 30 anos evitará a emissão de mais de 74 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera.

No Ceará, além de Boa Viagem, os municípios de Amontada e Itapipoca também receberam unidades. Já em outros estados, Ceará-Mirim (RN), Campos dos Goytacazes (RJ) e Santarém (PA) concentram duas usinas cada.

De acordo com Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Brasil, todas as unidades contam com sistemas de reaproveitamento da água da chuva para uso interno e foram construídas prioritariamente com mão de obra local. Durante a fase de construção, mais de mil empregos temporários foram gerados.

O projeto representa um avanço na transição energética brasileira e reforça o papel do Nordeste como protagonista na geração de energia limpa no país.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir