Lideranças políticas para além do município de Santa Quitéria estão manifestando suas preocupações em torno da possível exploração de urânio na cidade dos Sertões de Crateús. O debate em torno do assunto tem envolvido não só a sociedade civil, mas também integrantes que atuam na defesa da causa ambiental. Em entrevista à REDE ANC, a vereadora Adriana Gerônimo (Psol) alertou que essa possível exploração pode trazer sérios riscos para todo o Ceará.
Na oportunidade, Adriana Gerônimo utilizou termos como “desastre” para se referir ao projeto. Segundo a parlamentar, o próprio traslado do produto após ser recolhido pode ser altamente danoso. Na visão da vereadora de Fortaleza, os possíveis ganhos financeiros com a exploração desta atividade na área da economia não serão suficientes para reparar os prejuízos à saúde da população cearense.
“Para nós, a pauta do meio ambiente é um assunto central. Estamos nos referindo a uma exploração nos Sertões do Ceará que vai trazer impacto a curto, médio e longo prazo, abarrotando os hospitais públicos para tratamento de câncer. Esse transporte das sobras que vai percorrer todo o Ceará e poderá ser despejado até através do vento, afetando inclusive Fortaleza e outras cidades. O transporte vai passar por vários municípios até chegar ao seu destino final”, opinou.
Confira a entrevista de Adriana Gerônimo, falando sobre a exploração de urânio em Santa Quitéria
Ainda segundo Adriana Gerônimo, é preciso conscientizar os moradores e as figuras públicas dos riscos em torno desse projeto. Para além da população, segundo Adriana, a exploração da usina do distrito de Itataia, em Santa Quitéria, trará danos à fauna e à flora local. “Vai poluir rios, açudes, o solo, riachos e um prejuízo enorme, além das comunidades tradicionais. Não podemos aceitar um projeto que vai contra a vida da população do Ceará “, alertou.
Por fim, a parlamentar revelou uma série de atividades do seu partido para impedir que o projeto avance no Estado. “Temos o nosso deputado Roseno, que é a nossa voz na Assembleia. Temos uma série de articulações até internacionais. Mas precisamos de uma postura de um governo progressista, como é o governo de Elmano de Freitas, para barrar um desastre anunciado”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)