PUBLICIDADE

“Vai contra a vida da população”: vereadora aponta prejuízos de exploração de urânio em Santa Quitéria

Lideranças políticas para além do município de Santa Quitéria estão manifestando suas preocupações em torno da possível exploração de urânio na cidade dos Sertões de Crateús. O debate em torno do assunto tem envolvido não só a sociedade civil, mas também integrantes que atuam na defesa da causa ambiental. Em entrevista à REDE ANC, a vereadora Adriana Gerônimo (Psol) alertou que essa possível exploração pode trazer sérios riscos para todo o Ceará.

Na oportunidade, Adriana Gerônimo utilizou termos como “desastre” para se referir ao projeto. Segundo a parlamentar, o próprio traslado do produto após ser recolhido pode ser altamente danoso. Na visão da vereadora de Fortaleza, os possíveis ganhos financeiros com a exploração desta atividade na área da economia não serão suficientes para reparar os prejuízos à saúde da população cearense. 

“Para nós, a pauta do meio ambiente é um assunto central. Estamos nos referindo a uma exploração nos Sertões do Ceará que vai trazer impacto a curto, médio e longo prazo, abarrotando os hospitais públicos para tratamento de câncer. Esse transporte das sobras que vai percorrer todo o Ceará e poderá ser despejado até através do vento, afetando inclusive Fortaleza e outras cidades. O transporte vai passar por vários municípios até chegar ao seu destino final”, opinou.

Confira a entrevista de Adriana Gerônimo, falando sobre a exploração de urânio em Santa Quitéria

Ainda segundo Adriana Gerônimo, é preciso conscientizar os moradores e as figuras públicas dos riscos em torno desse projeto. Para além da população, segundo Adriana, a exploração da usina do distrito de Itataia, em Santa Quitéria, trará danos à fauna e à flora local. “Vai poluir rios, açudes, o solo, riachos e um prejuízo enorme, além das comunidades tradicionais. Não podemos aceitar um projeto que vai contra a vida da população do Ceará “, alertou.

Por fim, a parlamentar revelou uma série de atividades do seu partido para impedir que o projeto avance no Estado. “Temos o nosso deputado Roseno, que é a nossa voz na Assembleia. Temos uma série de articulações até internacionais. Mas precisamos de uma postura de um governo progressista, como é o governo de Elmano de Freitas, para barrar um desastre anunciado”, destacou. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir