“Seja amor, seja luz”. Este é o tema do Ceará Natal de Luz 2020, que foi lançado para a imprensa cearense, organizadores, patrocinadores e autoridades, durante um café da manhã, nesta terça-feira (24.11), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). A organização do evento escolheu um tema adequado para o momento, por acreditar que o amor ao próximo é a luz que ilumina o mundo em meio aos tempos desafiadores.
A abertura está prevista para 20h45 de 30 de novembro, no Cineteatro São Luiz, com um musical que promete emocionar o público com roteiro do grupo teatral Asterisco. Além do espetáculo diferenciado, a apresentação contará com o Coral da Luz e participações dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Ítalo Poeta, como também, das cantoras Roberta Fiúza e Ana Ruth.
A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos. Além da estreia que será em uma segunda-feira, os outros espetáculos online serão transmitidos às quartas-feiras (20h45), às sextas-feiras (20h), aos sábados (18h) e aos domingos (19h), no mês de dezembro.
Este ano o grupo formado por crianças e adolescentes não se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, como ocorre desde 2002. Os meninos e meninas que são umas atrações à parte, percorrerão ruas e avenidas da Capital cearense, a partir de 1º de dezembro, em um caminhão todo iluminado e decorado com os adornos de Natal.
A programação que cumprirá as normas sanitárias de combate à Covid 19 ainda contará com 14 espetáculos culturais que reunirão artistas da MPB, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita, além de apresentações itinerantes, que serão transmitidas em formato online, no canal do evento, no Youtube.
Entre os espaços que receberão as apresentações estão o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, a Praça Portugal, o Espigão da Praia de Iracema, o Teatro Edisca e a CDL de Fortaleza. Os locais não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.
A medida foi necessária para evitar aglomeração e, também, para não deixar as crianças e adultos sem essa atração tão encantadora, justificou o Presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, que disse ainda: “nós já realizamos o Coral Itinerante em anos anteriores, mas não em um caminhão todo adaptado. Desta vez, além de levar a magia do Natal para toda a cidade, quem vai ficar nas sacadas das casas e apartamentos é o público que vai acompanhar as crianças e jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”.
O Ceará Natal de Luz terá a direção artística do músico Potiguar Fernandes Fontenele, o consagrado Maestro Poty, que conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando, no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, que hoje é conhecido como IFCE.
Um dos destaques do evento será a campanha pelo verde que trocará garrafas plásticas por mudas, além de reduzir os problemas climáticos e renovar mais uma vez a consciência ambiental. Este ano, o evento deverá distribuir 100 mil mudas de espécies como caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.
Esse sentimento do Ceará Natal de Luz está evidenciado no trato dos profissionais da saúde, no gesto solidário, na celebração de vizinhos nas varandas, como também, numa videochamada reunindo familiares ou desconhecidos, em uma ligação com uma palavra amiga ou na música unindo virtualmente pessoas em um canto para a paz.
Mais do que um evento de entretenimento realizado para cearenses e visitantes, pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, CDL de Fortaleza e Ministério do Turismo, a 24ª edição do Ceará Natal de Luz resgata uma de suas marcas que mais faz sucesso: as árvores de rede. Os símbolos natalinos construídos nas Praças do Ferreira, no Centro (25 metros de altura), e Portugal, na Aldeota (36 metros de altura) são formados por mais de 200 redes (cada). Os elementos e a iluminação do Natal de Luz inspirados nos traços de Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro enfeitarão órgãos, entidades, prédios e logradouros públicos.