A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Vem aí o Festival do Café no Ceará

Após ter uma de suas cidades reconhecidas como a Capital do Café no Ceará, o Maciço de Baturité está prestes a conquistar um novo atrativo: através do Projeto de Lei do deputado estadual Stuart Castro (Avante), a região poderá receber o 1º Festival do Café. 

Segundo o parlamentar, o projeto tem objetivo amplo: evidenciar a vocação turística do Maciço; reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empreendedores turísticos, além de fomentar, gerar e distribuir renda para as cidades que compõem a Rota do Café. 

De acordo com o documento do projeto, a iniciativa institui o Festival do Café Sombreado, a ser realizado anualmente no mês de novembro, desenvolvendo ações em Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti.

Através de uma vasta programação, o projeto prevê um evento repleto de história, cultura e natureza, para provocar o aquecimento econômico da região. “Fico feliz em poder contribuir para a valorização do que há no Ceará e, em especial, no meu Mulungu”, comentou Stuart Castro. 

Confira:

Particularidade

O café sombreado é um tipo cultivado literalmente à sombra da mata, protegido dos raios intensos do sol e fazendo com que o solo permaneça rico em nutrientes. Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais da Região do Maciço de Baturité mais produtivos e livres de produtos químicos.

O café colhido nessa região é puro e produzido por pequenos agricultores de forma tradicional e artesanal. A forma sustentável de produzir café no Maciço é capaz de gerar preservação ambiental, emprego e renda.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir