PUBLICIDADE

“Venho do interior”: secretária da Sejuv detalha histórico de identificação com causas sociais

No dia 27 de dezembro de 2022, Elmano de Freitas (PT), então governador eleito do Ceará, anunciou a figura pública que iria assumir a Secretaria Estadual da Juventude. A escolhida foi Adelita Monteira (Psol), comunicadora popular e artesã. Muito antes de assumir funções na vida pública, Adelita já fazia política, participando ativamente de movimentos que lutavam pelas causas sociais. Nascida no sertão cearense e criada na periferia de Fortaleza, a secretária da Sejuv afirmou que conhece de perto as realidades desafiadoras dos menos favorecidos. 

Foi com essa propriedade de fala e esse histórico de identificação com a importância de políticas públicas que a titular da Sejuv participou do quadro “Destaque ANC”. Na entrevista, além de passar por sua trajetória, Adelita detalhou ações importantes que tem emplacado à frente da Secretaria da Juventude nesses pouco mais de dois anos à frente da pasta, impactando de forma positiva a vida de milhares de cearenses.

Na entrevista, Adelita Monteiro relembrou uma das ações em que ela mais se orgulha de ter participado: a luta pela garantia da meia-passagem para o público estudantil. “Venho do interior. Sabemos dos desafios enfrentados por quem mora na periferia e, por isso, ingressei nos movimentos sociais aos 15 anos de idade. Hoje ninguém imagina a classe estudantil sem a meia-passagem, mas o jovem de hoje não imagina o que era não ter a meia no nosso tempo. A nossa juventude lutava diariamente contra a limitação da meia-estudantil. Eu tive a honra de participar desse movimento”, afirmou.

Adelita também ressaltou que a prática da política territorial é tão importante quanto a política partidária. “Agir nessa área da política também é fundamental para termos a consciência de uma sociedade diferente”, destacou.

Confira um trecho da entrevista da secretária da Sejuv à REDE ANC:

A secretária da Sejuv também fez questão de ressaltar aquilo que ela considerou ser a marca do governador Elmano de Freitas (PT) nesses pouco mais de dois anos de mandato. Segundo Adelita, o governador se destaca pela atenção aos mais vulneráveis no campo social. Um dos exemplos citados pela secretária foi a criação do ‘Ceará Sem Fome’.

De acordo com Adelita Monteiro, Elmano demonstra ser assertivo em políticas como essa, que levam dignidade para a população cearense. “Não dá pra falar desse governo sem fala da sensibilidade que ele tem em atuar pelos menos favorecidos. O ‘Ceará Sem Fome’, por exemplo, é um dos maiores de combate à fome no Brasil. É uma política também voltada à juventude. Insegurança alimentar não é uma coisa qualquer. Quem tem fome, não consegue fazer qualquer outra coisa”, argumentou.

Confira:

A entrevista, na íntegra, pode ser conferida no canal TV ANC, no YouTube; Confira:

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir