A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Vereadores cobram esclarecimentos sobre possível rombo na previdência do Ipu

Segundo os vereadores locais, a atual gestão de Ipu evita prestar esclarecimentos sobre possíveis polêmicas no Instituto de Previdência - (Foto: Reprodução/Internet)
Segundo os vereadores locais, a atual gestão de Ipu evita prestar esclarecimentos sobre possíveis polêmicas no Instituto de Previdência – (Foto: Reprodução/Internet)

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais do Ipu (Ipuprev) tem sido alvo de diversas polêmicas nos últimos anos. De acordo com a população local, vereadores de oposição articulam um requerimento para que o presidente da autarquia possa fornecer esclarecimento em torno de tais polêmicas.

Nesta quarta-feira (18/04), pelo menos dois parlamentares realizaram um pronunciamento na sessão da Câmara Municipal envolvendo o Ipuprev. De acordo com um vereador que repassou a informação sob condições de sigilo, será realizado um requerimento para que a Mesa diretora convoque Pedro César Melo, atual presidente do Instituto de Previdência.

Segundo o parlamentar, o possível rombo de milhões de reais decorrente de uma suposta falta de repasse tem impactado uma série de ações negativas à população. Para exemplificar, o político citou o caso de um morador de Ipu que há três anos luta para ter direito a uma pensão.

“A esposa de um cidadão chamado Carlos Beta nos deixou há três anos. Ela, assim como alguns colegas, era servidora pública municipal. Carlos tem direito à pensão e até hoje o Ipuprev não deu sequer uma satisfação em relação a este caso. Convido aqui o presidente do Ipuprev para dar explicações para a nossa população”, expõe.

Impasses no setor de previdência de Ipu

De acordo com informações colhidas pela imprensa local, a família Rufino, responsável por administrar Ipu desde 2013, evita tocar no assunto. Segundo os vereadores que organizam o pedido da presença de Pedro César, os servidores públicos de Ipu vivem na incerteza se o valor descontado na folha de pagamento é ou não repassado para o Instituto.

De acordo com os parlamentares, muitos servidores são surpreendidos de forma negativa no momento da solicitação da aposentadoria. “Quando o servidor público precisa da aposentadoria lá na frente, ele precisa estar alinhado com a essa questão da previdência. Como isso vai ficar?”, questionou. 

É válido informar que os servidores públicos municipais de Ipu possuem um desconto de 14% referente à previdência direto na folha salarial, o que não justifica a ausência do repasse ao Ipuprev. A REDE ANC entrou em contato com a autarquia e aguarda um posicionamento da presidência do órgão.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir