Criada em fevereiro de 2023, a Secretaria de Igualdade Racial do Ceará busca implementar ações repressivas, valorativas e afirmativas. De acordo com a titular da pasta, Zelma Madeira, as ações da secretaria visam atuar de forma repressiva, para combater o racismo como crime, enquanto ações valorativas e afirmativas visam superar as discriminações e desigualdades raciais.
Em entrevista à REDE ANC, a secretária da Igualdade Racial afirmou que busca o objetivo é combater o racismo de forma estrutural, algo que vai além de uma abordagem interpessoal. Na ocasião, Zelma participou do Simpósio que discutiu política públicas para a área da primeira infância. Segundo a gestora, é relevante trabalhar pautas antirracistas também com o público infantil.
“Para nós é algo de fundamental importância ter o tema ou o eixo do combate ao racismo e as ações antirracistas numa política para o desenvolvimento da primeira infância. Sabemos que é nesta fase que é primordial ter ações direcionadas e focadas no combate ao racismo, às discriminações, junto aqueles grupos racializados de forma subalterna, que são aqueles que têm sofrido o peso do racismo”, destacou.
Para Zelma, esse tipo de iniciativa contribui para o combate ao racismo em termos mais amplos. “Nós precisamos pensar o combate ao racismo como algo estrutural para poder pensar modelos econômicos, políticos e culturais. Não é só algo do plano subjetivo, mas é estrutural. É preciso pensar políticas que possam combater os nossos grandes problemas de desigualdade”, enfatizou.
Confira a declaração de Zelma Madeira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.