A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Chuvas são registradas em apenas nove municípios nas vésperas do feriado de São José

O mês de março, no Ceará, historicamente, é o que recebe maior número de chuvas. Porém, no intervalo entre as 7 horas dessa sexta-feira, 16, e o mesmo horário deste sábado, 17, choveu em apenas 9 municípios, dos 184 do Estado. Esse é o menor número já registrado neste mês. A cidade com maior volume foi Ipaporanga, na região da serra da Ibiapaba, com 50mm.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre esta sexta e sábado também choveu em Ipueiras (47.2mm), Ararendá (30mm) e Poranga (14mm).
Conforme a Funceme, após o início de março houve uma diminuição das chuvas devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado. A previsão apresentada para os meses de março, abril e maio é de 45% de chuvas acima e 20% abaixo da média.
Para este sábado, a previsão é de nebulosidade variável com eventos chuva no litoral de Fortaleza, na região Jaguaribana e possibilidade de chuva no noroeste do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. No domingo, há possibilidade de chuva na faixa oeste e sul do Estado. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.
Dia de São José
Muita gente se pergunta porque o sertanejo espera por chuva no Dia de São José. Há uma base científica para isso: dia 19 de março coincide com o início do equinócio de outono, que influencia positivamente na incidência de chuvas. Portanto há uma explicação para a expectativa por chuva no Dia de São José, comemorado nesta segunda, 19.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir