A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Nova Russas: Colégio detecta suposto indício de violação em envelope de provas do SPAECE 2018

SPAECE, sistema avaliativo do Estado do Ceará, permite avaliar o ensino e aprendizagem das Escolas e traçar metas para os anos seguintes, sendo uma ferramenta de grande importância para a evolução da nossa educação.

Na última quarta feira, 17, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Olegário Abreu Memória (Colégio Estadual), em Nova Russas, estava tudo pronto para a aplicação das provas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), assim como em todas as escolas da rede estadual de ensino.  Os(as) alunos(as) foram orientados a chegar mais cedo, se dirigirem às salas e aguardar a aplicação das provas.

Enquanto os estudantes se preparavam para o momento de realização da prova, a Coordenação Municipal da aplicação organizava na Sala dos Professores da escola o material para iniciar os trabalhos. Na presença de muitos professores e do núcleo gestor, a Diretora da Escola, Profª Deuselena Dias, ao conferir os pacotes que continham as provas, detectou que um deles estava completamente ABERTO, deixando todos ali presentes surpresos.

Ao pedir esclarecimentos a supervisora da aplicação, esta negou ter conhecimento do fato, mas logo em seguida, confirmou que tinha visto o pacote aberto no dia anterior na Secretaria Municipal. No entanto, nenhuma providência teria sido tomada pela mesma e desconhecia qualquer atitude por parte da coordenação local, no sentido de notificar o problema para a Coordenação Regional ou Estadual.

A Direção Escolar comunicou o ocorrido à Coordenadoria Regional (CREDE 13), que compareceu imediatamente na Escola e autorizou a aplicação da prova, ressaltando que o fato seria investigado. O Núcleo Gestor ainda procedeu com o registro de ocorrência na Delegacia Municipal, onde foi emitido um Boletim de Ocorrência e aberto inquérito investigativo.

É esperado que as investigações sejam realizadas com seriedade e os esclarecimentos sejam revelados a toda a comunidade escolar.

 

Por Luizinho Correia

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir