Os moradores de Mucambo e São João do Jaguaribe já conhecem seus futuros prefeitos. Nesses municípios, os eleitores têm apenas um candidato para escolher na disputa pela Prefeitura. Para isso, os postulantes precisarão de apenas um voto válido para serem eleitos.
Em Mucambo, o candidato único é Elenilson José da Conceição, do PSB. Já em São João do Jaguaribe, o nome disponível é o de Raimundo César Morais Maia, do PSD.

A única possibilidade de esses candidatos não serem eleitos seria caso tivessem suas candidaturas indeferidas ou decidissem desistir da disputa. Em situações como essa, a Justiça Eleitoral teria que convocar novas eleições.
Esse cenário, no entanto, não é inédito no Ceará. Nas eleições de 2020, em Jaguaretama, o então prefeito Glairton Cunha (PP) foi reeleito como candidato único. Nas eleições municipais de 2020, um total de 106 municípios em todo o Brasil apresentaram apenas um candidato à Prefeitura.
De acordo com a Lei das Eleições, para ser eleito, o candidato precisa de mais de 50% dos votos válidos. Porém, como votos brancos e nulos não são considerados válidos, em cidades com candidato único basta um único voto válido para garantir a vitória. Na prática, isso significa que, nessas cidades, o candidato pode garantir sua eleição apenas votando em si mesmo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


