Nesta quinta-feira (12/12), a Fecomércio Ceará instalou a Câmara do Setor Automotivo (CSA), com o intuito de promover a discussão sobre os desafios e as oportunidades para o segmento no estado. A CSA se junta às Câmaras dos Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará (CACE), reforçando a interação entre os diversos setores produtivos e a Federação.
A nova Câmara será presidida por Ana Furtado, executiva da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com Carlos Augusto da Silva, diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato das Locadoras de Veículos Automotores do Estado do Ceará (SINDLOCE), ocupando o cargo de vice-presidente. Eliardo Martins, também diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Ceará (SINDCFC’S), será o secretário.

Éverton Fernandes, presidente da CACE e diretor da Fecomércio, destacou a importância da nova Câmara, que atuará dentro da estrutura da Fecomércio. “Vamos debater nessa Câmara diversos assuntos que são pautas diárias do setor automotivo no Estado e isso inclui emplacamento, transferência de veículos, habilitação. Por isso, é necessária a presença de representantes da AMC e Detran. Vou acompanhar de perto as discussões que virão ao longo de 2025 e já desejo boa sorte para a nova Câmara”, explicou.
Ana Furtado sublinhou a relevância desta nova etapa, que visa integrar diferentes agentes do setor, essencial para um segmento que emprega mais de 7.000 pessoas no estado e representa quase 5% do PIB do Ceará. Ela revelou que, já no primeiro mês de trabalho, a prioridade será mapear as principais necessidades do setor, com o objetivo de traçar um plano de ação estruturado.
A instalação da Câmara do Setor Automotivo concluiu as atividades da CACE em 2024. As atividades serão retomadas em janeiro de 2025, com oito câmaras ativas.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.