PUBLICIDADE

Artistas denunciam apagamento de obras em pista de skate em Caucaia

No dia 2 de agosto, o vereador Tancredo dos Santos (PL), que atua em Caucaia, realizou uma intervenção na pista de skate do bairro Nova Metrópole que gerou discussões. O parlamentar publicou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece realizando serviços de limpeza, pintura e capinação do local, mas a ação foi contestada pelo Coletivo CEP Treze.

O grupo cultural denunciou que a intervenção do vereador ocorreu sem autorização em um equipamento público do Governo do Estado do Ceará, caracterizando uma “destruição de obras de arte urbanas” presentes na pista. “Rechaçamos qualquer tentativa de deslegitimar o graffiti como manifestação cultural. Acreditamos que ações como essa vão na contramão de políticas públicas que deveriam promover e valorizar a arte urbana”, pontuou o Coletivo através de pronunciamento oficial.

Vereador apaga grafites em pista de skate sem autorização em Caucaia
Foto: Coletivo CEP Treze

As pinturas apagadas faziam parte do Programa de Residências e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão e contavam com reconhecimento internacional. Uma das artes, inclusive, foi exibida no Centro de Arte Contemporânea Huarte, na Espanha.

Repercussão e Histórico

Enquanto alguns internautas expressaram desaprovação, ressaltando o valor cultural dos grafites, outros elogiaram a ação como uma melhoria no local. Um comentário que representou a aprovação dizia: “Passo em frente e tá tudo limpinho. Parabéns”.

Em outra ocasião, o vereador pintou o letreiro do município de Caucaia, localizado na Lagoa do Tabapuá, sem autorização oficial. Naquele momento, alterou a cor original vermelha para verde e amarelo, justificando o uso das cores da bandeira nacional e fazendo uma crítica indireta a opositores ao citar que não “vai ter mais vermelho”.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir