PUBLICIDADE

Governo Federal pretende inaugurar 13 novos hospitais universitários até 2026

O Governo Federal pretende expandir o atendimento nos hospitais universitários, com meta de aumentar a capacidade em 40%. A previsão é que 13 novas unidades sejam entregues até o fim de 2026, conforme destacou Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O gestor ressaltou que, em diversas regiões, os hospitais universitários representam a única opção para procedimentos especializados. “Em muitos lugares do país é só nos hospitais universitários que temos certos especialistas e procedimentos. Por isso a importância deles no apoio ao SUS”, comentou.

Mutirões

No último sábado (13/09), a EBSERH promoveu o segundo mutirão de atendimentos da rede, reunindo cerca de cinco mil profissionais de 45 hospitais espalhados por 24 estados e pelo Distrito Federal. Ao todo, foram realizados 34 mil atendimentos, superando os 12 mil da primeira edição, realizada em julho.

Governo Federal pretende inaugurar 13 novos hospitais universitários até 2026
Foto: Sarah Serafim

As unidades organizaram os procedimentos de acordo com as demandas locais, abrangendo cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e oncológicas. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, resultado da parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde e a EBSERH, responsável pela gestão dos hospitais universitários federais.

A expectativa é que haja outro mutirão no dia 13 de dezembro. O encaminhamento dos pacientes é feito pelas unidades básicas de saúde, que direcionam os casos às unidades universitárias. O programa também inclui aqueles que já possuem acompanhamento nos hospitais, mas ainda não participaram dos mutirões anteriores.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir