O líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), destacou nesta terça-feira (23) a importância de reforçar os investimentos em segurança pública no Estado. Para o parlamentar, o enfrentamento à violência e às organizações criminosas deve ser tratado com a mesma prioridade que saúde e educação.
“Há uma grande prioridade e urgência da sociedade por mais eficiência do Estado, em articulação com o Governo Federal, a Prefeitura, o Judiciário e o Ministério Público, para enfrentar a violência, especialmente as organizações criminosas”, afirmou.
Segundo Sampaio, o Ceará já ampliou em 14% os investimentos em segurança em comparação ao mesmo período do ano passado, e a meta do governador Elmano de Freitas é continuar ampliando esse aporte. “Combater a violência e promover a segurança é uma prioridade para o povo do Ceará. Por isso, defendemos que, assim como saúde e educação, a segurança esteja fora do teto de gastos, permitindo mais contratações e reforço da inteligência”, explicou.
O parlamentar também citou a atuação das forças policiais contra facções. “Vimos denúncias da oposição sobre fogos em disputas de território. Pois bem, mais de 100 pessoas foram presas e enquadradas no crime de organização criminosa. Se alguém celebra a conquista de território pelo tráfico, está sendo parte dessa organização”, disse.
Guilherme Sampaio reforçou que o Ceará seguirá atuando em duas frentes: a prevenção, com investimentos em educação, esporte e cultura; e a repressão qualificada, contra organizações criminosas que classificou como “empresas do crime multinacionais”. “A segurança precisa ter a mesma prioridade que o povo do Ceará já demonstra dar a essa questão”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.