PUBLICIDADE

MPCE recomenda ações para conter acidentes de trânsito em Pentecoste

O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou à Prefeitura de Pentecostes a adoção imediata de ações integradas para enfrentar problemas de segurança no trânsito. A iniciativa foi motivada por uma audiência pública conduzida pela promotora de Justiça Lara Dourado, que reuniu representantes da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e membros da comunidade local.

Durante o encontro, foram identificadas práticas de risco que podem causar perigos a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, especialmente crianças e idosos. Entre os problemas apontados estão o uso de descargas adulteradas em motocicletas, manobras perigosas em vias públicas, transporte de passageiros acima da capacidade legal, condução por pessoas não habilitadas e a não utilização de capacetes.

MPCE recomenda ações para conter acidentes de trânsito em Pentecoste
Foto: Reprodução

Os impactos desses comportamentos foram detalhados, especialmente no que se refere ao sistema de saúde. Isso porque os acidentes de trânsito têm sobrecarregado o atendimento de urgência e emergência do SAMU e do hospital municipal.

Para mitigar os riscos, foram sugeridas algumas medidas. Entre elas, a instalação de semáforos, construção de passagens elevadas para pedestres, ajustes nos horários de funcionamento de fábricas localizadas em áreas de tráfego intenso e estudos para o fechamento de retornos em trechos de maior incidência de acidentes.

Segundo a promotora, desde a recomendação já foram observadas melhorias, como a diminuição do número de acidentes na cidade e o aumento do número de ações educativas. Ela reforçou ainda a importância de uma educação contínua e intersetorial para o trânsito, com projetos em escolas e participação ativa da comunidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir