A filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil tem data marcada para ser oficializada. O ato, previsto para esta quarta-feira (05/11), ocorrerá na sede nacional da legenda em Brasília. Após o evento, Roberto assumirá a presidência municipal do União Brasil em Fortaleza.
A cerimônia contará com a presença das principais lideranças nacionais do partido, entre elas o presidente Antônio Rueda e o vice-presidente ACM Neto. Também são esperadas figuras da oposição no Ceará em um cenário semelhante ao da recente filiação de Ciro Gomes ao PSDB.
Ciro, que tem demonstrado apoio à pré-candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado, deve comparecer ao evento. O ex-presidenciável, inclusive, é cotado para assumir a Secretaria da Segurança Pública em um eventual governo do aliado.

Além dele, também participarão o deputado federal André Fernandes, presidente do PL Ceará, e o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner. O ato deve reunir ainda deputados estaduais da oposição ao PT na Assembleia Legislativa e representantes de outros partidos.
Atualmente, o União Brasil ainda aguarda a formalização da federação com o PP junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A definição será determinante para indicar se o grupo integrará a base do PT ou permanecerá na oposição no âmbito estadual e nacional.

A filiação de RC sofreu diversos adiamentos desde que ele deixou o PDT, no fim de maio deste ano. À época, o ex-prefeito justificou a decisão pelas “graves e complexas circunstâncias locais da política cearense” e pela “necessidade de construir um projeto alternativo”.
Desde então, Roberto Cláudio passou a ser tratado como potencial pré-candidato ao Governo do Ceará pelo União Brasil. As sucessivas mudanças de data, contudo, foram atribuídas à dificuldade de reunir lideranças nacionais em um mesmo evento. Aliados do ex-prefeito sempre negaram qualquer risco de desistência e confirmaram que ele assumirá o comando da sigla em Fortaleza após a filiação.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


