O agronegócio, setor essencial para a economia global e motor do desenvolvimento brasileiro, vem passando por transformações marcadas pelo avanço tecnológico e pela busca por mais eficiência e sustentabilidade. De olho nesse cenário, a Expolog — um dos maiores eventos de logística do país — amplia, em 2025, seu olhar para o campo com a realização do 6º Seminário Logística no Agronegócio, que acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Promovido pelo Instituto Future, o seminário tem como objetivo aproximar produtores rurais, empresas, governo e academia para discutir soluções logísticas voltadas ao agronegócio, especialmente no Nordeste. A iniciativa conta com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e apoio do Sebrae Ceará, SDE, Adece e Ematerce.
Entre os principais eixos de debate estão temas como inovação, sustentabilidade, competitividade, desenvolvimento regional e integração com mercados. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva, reduzir gargalos em transporte, armazenagem e energia, além de incentivar práticas sustentáveis e o uso de tecnologias de rastreamento e digitalização.

De acordo com Edna Câmara, coordenadora do Instituto Future, o seminário chega mais robusto nesta edição.
“Além do conteúdo técnico e das discussões estratégicas, ampliamos a área expositiva. Passamos de 40 para 60 estandes, um crescimento de 50%, que reflete a força e a relevância do agronegócio cearense e brasileiro”, destacou.
O evento também será um espaço de cooperação e negócios, com oportunidades para pequenos e médios produtores se conectarem a operadores logísticos, investidores e exportadores.
- Serviço
- 6º Seminário Logística no Agronegócio
- 26 e 27 de novembro
- 9h às 20h
- Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste – Portão D)
- Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza/CE


