
Evandro Leitão (PT) participa, nesta terça-feira (11/11), de programações na Cúpula Global do Clima (COP30), sediada em Belém. Na oportunidade, o prefeito de Fortaleza afirmou que pretende mostrar aos participantes as contribuições e os projetos desenvolvidos pela capital do Ceará na adaptação dos efeitos das mudanças climáticas e do calor extremo.
O gestor também destacou que o momento oportuniza uma troca de experiências e que é possível conhecer políticas ambientais de amenização dos efeitos climáticos e adaptá-las para a realidade de Fortaleza. “Mostraremos ações de monitoramento do nosso ambiente e, através de diálogos e debates, vamos conhecer experiências exitosas em todo o mundo”, destacou.
Quem também participa do evento é Léo Couto, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, que pôde apresentar as ações do Legislativo Municipal voltadas à redução da pegada de carbono do Parlamento. Um dos exemplos citados pelo parlamentar mostra o resultado de um trabalho de cinco meses na Casa Legislativa.
Neste período, na operação da plataforma CMFor360, a Câmara de Fortaleza reduziu em 95% o uso de papel nos processos legislativos. Um outro fator ressaltado foi o avanço da Câmara em outras frentes sustentáveis: a instalação de placas de energia solar na sede da Casa Legislativa.
“A tecnologia tem sido uma grande aliada na construção de um Parlamento mais sustentável. Nosso compromisso é com o futuro de Fortaleza, do meio ambiente e das próximas gerações”, destacou Leo Couto.
A COP-30 teve início nesta segunda-feira (10/11), e segue até o dia 21 de novembro, reunindo chefes de Estado, ministros, cientistas, representantes de organizações internacionais e lideranças da sociedade civil. Durante os doze dias de evento, acontecem negociações climáticas, apresentações de pesquisas, painéis técnicos, debates sobre redução de emissões, acordos multilaterais, atividades culturais, exposições temáticas e encontros paralelos voltados à sustentabilidade.


