PUBLICIDADE

Fortaleza receberá UTI Inteligente do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a UTI Inteligente trará mais celeridade no atendimento a pacientes do Ceará e outros doze Estados - (Foto: Reprodução)
De acordo com o Ministério da Saúde, a UTI Inteligente trará mais celeridade no atendimento a pacientes do Ceará e outros doze Estados – (Foto: Reprodução)

Fortaleza foi selecionada pelo Ministério da Saúde para integrar a nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do SUS. Além do Ceará, a iniciativa vai criar 14 UTIs automatizadas e conectadas em outros 12 Estados brasileiros. Na capital cearense, a “UTI Inteligente” será instalada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Com o novo equipamento, será possível realizar monitoramento digital contínuo e a integração de sistemas e suporte tecnológico. Essas condições são capazes de prever riscos, apoiar decisões médicas e permitir troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões.

UTI inteligente

As UTIs estarão ligadas a uma central nacional de pesquisa e inovação. Além de Fortaleza, Teresina, Belém, Manaus, Dourados, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília serão cidades beneficiadas. O projeto inicial do hospital inteligente prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão, a partir de parceria com o Banco dos BRICS. A previsão é que os primeiros serviços da rede comecem a funcionar em 2026.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa nova estrutura digital marca um avanço histórico: “Hoje estamos entrando em uma nova era de inovação do SUS. A implantação dessa rede nacional de serviços inteligentes tem um papel enorme para a saúde brasileira, que vai permitir que a população tenha acesso ao que tem de melhor em tratamento médico”, afirmou. 

Ainda segundo o ministro, a tecnologia aplicada poderá reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimentos de emergência e tornar diagnósticos e tratamentos mais rápidos e precisos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir