Pacientes que aguardam atendimento na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará serão beneficiados por um mutirão de atendimentos especializados marcado para o dia 13 de dezembro. A ação será realizada pelo Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com previsão de 1.400 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias.
Os atendimentos ocorrerão no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), como parte do “Dia E – Ebserh em Ação”. A iniciativa nacional é realizada em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, e acontecerá de forma simultânea nos 45 hospitais da Rede Ebserh em todo o país.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HUWC-UFC/Ebserh, Virgínia Fernandes, o mutirão é uma estratégia para acelerar o fluxo de atendimentos e reduzir o tempo de espera dos pacientes. De acordo com a gestora, ações desse tipo têm impacto direto na diminuição das filas.
“Em ações como essa, observamos impacto significativo das filas de espera por procedimentos, chegando, a depender do serviço e do quantitativo programado, a uma diminuição média entre 20% e 40% nos procedimentos contemplados. Mais do que números, o maior impacto é humano. Cada atendimento representa um paciente que avança no cuidado, um diagnóstico que não atrasa, uma cirurgia que chega no momento certo”, afirma.
Atendimentos Hospital Walter Cantídio
- Procedimentos cirúrgicos: colecistectomia (com UTI), hérnia inguinal, hérnia umbilical, lesões de pele em oncologia, ureterolitonomia (com UTI), postectomia, tratamento esclerosante de varizes e catarata;
- Exames e diagnósticos: ecocardiograma transtorácico, holter, MAPA, eletrocardiograma, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, exames laboratoriais pré-operatórios, audiometria, logoaudiometria e imitanciometria, espirometria, colonoscopia e manometria;
- Consultas especializadas: geriatria, endocrinologia, infectologia, cirurgia geral, neurologia (interconsulta), oncologia de pele, oftalmologia e manejo da dor.
Atendimentos Maternidade Assis Chateaubriand
- Colposcopia;
- Inserção de DIU hormonal e não hormonal;
- Inserção de implante subdérmico de etonogestrel (Implanon);
- Histeroscopia diagnóstica;
- Consulta médica em ginecologia;
- Mamografia;
- Ultrassonografia transvaginal;
- Ultrassonografia de mama
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


