O município de Jucás, no Centro-Sul do Ceará, inaugurou neste domingo (7) o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, que passa a abrigar a maior estátua dedicada à santa no país. A imagem tem 27,5 metros de altura e 10 metros de base, totalizando 40 metros, e supera em tamanho monumentos religiosos tradicionais, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas e marcou também as celebrações pelos 270 anos da paróquia local. O equipamento foi idealizado para impulsionar a economia de Jucás e inserir o município na rota do turismo religioso nacional.
O complexo do santuário conta com capela, lojas, restaurante, lanchonetes, banheiros e espaços destinados ao acolhimento de romeiros e visitantes. Para viabilizar o acesso e garantir a infraestrutura do local, o Governo do Ceará investiu quase R$ 4 milhões por meio de convênio com a Prefeitura, incluindo urbanização, instalação de elevador e cercamento.

A estátua foi confeccionada em fibra de vidro pelo artesão cearense Pedro Pereira, responsável por outras obras monumentais na região, como as imagens de Nossa Senhora da Purificação, em Saboeiro, e de Nossa Senhora da Penha, no Santuário de Campos Sales. Com o novo santuário, Jucás se consolida como um dos novos polos de devoção mariana do Ceará.


