A Associação de Mulheres Guerreiras do Xique-Xique, formada por empreendedoras de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, passou a contar com um conjunto de ações voltadas à profissionalização e ao fortalecimento de seus negócios. O grupo atua de forma cooperada na produção de alimentos a partir de ingredientes locais, como bolos, biscoitos e polpas de frutas. A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae/CE).
Com o novo apoio institucional, a associação avança para além da atividade produtiva, incorporando práticas de gestão, estratégias de mercado e ações de comunicação. A proposta é ampliar a capacidade produtiva, agregar valor aos produtos e consolidar o empreendimento como uma iniciativa sustentável, com impacto social e econômico na região.

De acordo com o analista de Negócios do Sebrae/CE na Unidade Ibiapaba, Johnw Mágulas, o objetivo da atuação é estruturar o crescimento do grupo e fortalecer a identidade regional. “O objetivo do Sebrae/CE, nessa nova etapa da Associação, é fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que elas não apenas cresçam, mas também consolidem seu negócio como um empreendimento sustentável e competitivo, agregando valor à marca ‘Ibiapaba’”, comentou.
Medidas
Entre as ações implementadas está a realização de uma missão técnica à agroindústria Polpas da Serra, em Ibiapina. A visita teve como foco a troca de experiências e a apresentação de práticas produtivas eficientes, servindo como referência para o aprimoramento da produção de polpas desenvolvida pela associação.
Outra iniciativa foi a participação das empreendedoras na terceira edição do Ibiapaba Agrotech, realizada em Guaraciaba do Norte. O evento funcionou como espaço de visibilidade, permitindo a apresentação dos produtos e a ampliação de contatos comerciais e institucionais.
No campo da comunicação, o Sebrae/CE também atua no desenvolvimento da identidade visual e estratégica da linha de polpas de frutas da associação, batizada de Polpas Fruit – Xique. A proposta é fortalecer a marca, destacando a origem dos produtos e seus atributos de qualidade.

As ações incluem ainda capacitações voltadas à gestão do negócio. Foram realizadas uma palestra e uma oficina de planejamento estratégico, com foco na organização financeira, definição de metas e elaboração de estratégias de médio e longo prazo, visando garantir um crescimento estruturado.
Segundo a presidente da associação, Elizângela Franco, o apoio recebido tem contribuído para uma mudança na forma como o grupo enxerga sua atividade. “Temos muito a agradecer o apoio do Sebrae/CE e ressaltar que hoje, enxergamos nosso trabalho, não apenas como um sustento, mas como um negócio. O Sebrae/CE vem nos apoiando e isso vem nos ajudando a nos conectar com novos canais de comercialização, a partir da participação em eventos e capacitação das mulheres da nossa comunidade”, destacou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


