Dados da pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16/12) indicam que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de segundo turno projetados para a eleição presidencial de 2026. No confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL), o atual gestor aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o adversário registra 36%.
Quando considerados embates contra governadores apontados como possíveis candidatos ao Palácio do Planalto, Lula também mantém vantagem. Na simulação com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, o presidente alcança 45%, frente aos 35% do oponente. Resultado semelhante é observado no cenário com Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, que soma 35%, diante dos 45% de Lula.

Diante de Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o adversário marca 33%. Já no confronto com Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, o chefe do Executivo atinge 45%, contra 33% do mineiro.
Avaliação do Governo
Paralelamente às simulações eleitorais, a Quaest avaliou a percepção da população sobre o Governo Federal. Os resultados mostram que 48% dos entrevistados aprovam a gestão de Lula, enquanto 49% desaprovam, configurando empate técnico. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. Em novembro, os percentuais eram próximos, com 47% de aprovação e 50% de desaprovação.

Metodologia
O levantamento marca a primeira vez em que a pesquisa é realizada sem a inclusão do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e após a indicação de Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência em 2026. Encomendado pela Genial Investimentos, o estudo ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


