PUBLICIDADE

Ciro e Inspetor Alberto desistem de processos um contra o outro após articulações de RC

Ciro e Inspetor Alberto devem caminhar juntos, caso o PL confirme apoio ao ex-ministro na disputa pelo Governo do Ceará em 2026 - (Foto: Reprodução)
Ciro e Inspetor Alberto devem caminhar juntos, caso o PL confirme apoio ao ex-ministro na disputa pelo Governo do Ceará em 2026 – (Foto: Reprodução)

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) retirou todos os processos que movia contra Inspetor Alberto (PL), vereador de Fortaleza. O acordo teve uma peça importante para selar esse desfecho. Em entrevista à ANC, Inspetor Alberto destacou a figura de Roberto Cláudio como o articulador desse movimento político que põem fim aos embates judiciais entre ele e o ex-ministro.

De acordo com o parlamentar do PL, a retirada dos processos foi sugerida desde que André Fernandes apontou o nome de Ciro Gomes a Bolsonaro como o mais competitivo para disputar a eleição para o Governo do Ceará pela oposição. Segundo o ex-prefeito de Fortaleza, que tem costurado alguns apoios para construir um forte arco de aliança, manter os processos judiciais não seria coerente.

Inspetor Alberto afirmou que não só entendeu a necessidade dessa decisão, como também fez um movimento semelhante: ele decidiu por retirar dois processos que possuía contra Ciro Gomes na Justiça, em acordo que deve ser selado em audiência judicial marcada para fevereiro de 2026.

“Na oposição, André vem tendo esse diálogo com Bolsonaro. Por outro lado, eu tenho mantido esse contato com o Roberto. Esse processo poderia ser utilizado pelos adversários. Como até então a posição do PL, antes do desprazer do que aconteceu no evento do Girão, era apoiar Ciro Gomes, já dei entrada nos meus processos e estou esperando o juiz homologar a retirada”, detalhou.

Histórico de Ciro e Inspetor Alberto

Dos dois processos de Ciro contra o vereador, a retirada de um já foi concretizada. As ações contra o parlamentar foram movidas após, segundo as denúncias do ex-ministro, por difamação e ataques pessoais nas redes sociais e em vídeos públicos. Ciro Gomes exigia reparação e retratação por danos à sua honra e imagem, além de medidas legais contra as declarações do vereador. Inspetor Alberto, por sua vez, mantinha um discurso crítico a Ciro e disseminava críticas à sua postura política.

Esse movimento tem sido interpretado por parte do meio político como uma estratégia para aproximar Ciro de parlamentares do PL e fortalecer articulações eleitorais para 2026.

Documento com pedido de desistência: 0228348-04.2020.8.06.0001

Casos semelhante

Essa não é a primeira vez que componentes da oposição política recuam de ações judiciais contra Ciro Gomes. Em novembro deste ano, Capitão Wagner, presidente do União Brasil no Ceará, retirou três processos contra o ex-presidenciável.

Hoje aliados, Wagner e Ciro travaram críticas políticas ferrenhas ao longo de suas trajetórias. Segundo o presidente do União Brasil, Ciro o pediu desculpas publicamente e reconheceu certos equívocos. Para ele, não faria sentido continuar com os processos diante do atual cenário entre estas duas figuras públicas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir