A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu nove homens e conduziu quatro adolescentes em ações realizadas no domingo (28) contra a queima de fogos de artifício e práticas de pichação em Fortaleza e no município de São Gonçalo do Amarante. Durante as abordagens, os policiais apreenderam aproximadamente 23 rojões, além de veículos, aparelhos celulares, dinheiro e materiais utilizados para pichações. As ocorrências tiveram início após acionamentos feitos pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na Capital, no bairro Jardim Cearense, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), equipes do 21º Batalhão da PMCE detiveram seis homens, com idades entre 20 e 29 anos, e conduziram dois adolescentes, de 15 e 16 anos. Na ação, foram recolhidos sete celulares, uma quantia em dinheiro e uma motocicleta. Os adultos foram autuados por organização criminosa e corrupção de menores, e um dos suspeitos também responderá por adulteração de veículo. Já os adolescentes tiveram procedimentos lavrados por ato infracional análogo ao crime de organização criminosa. O caso foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e seguirá sob investigação da 19ª Delegacia de Polícia Civil.
No bairro Barra do Ceará (AIS 8), um homem de 32 anos foi preso com fogos de artifício, tanto intactos quanto já utilizados. Ele foi levado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), onde acabou autuado por organização criminosa.
Outra ocorrência foi registrada no bairro Mondubim (AIS 9), onde dois homens, de 20 e 21 anos, foram abordados por uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). Com eles, foram encontrados frascos de tinta spray supostamente usados em pichações que faziam referência a um grupo criminoso. Além do material, a polícia apreendeu dois celulares e uma motocicleta. Os suspeitos foram autuados por organização criminosa e apologia ao crime, e a apuração ficará sob responsabilidade da 8ª Delegacia de Polícia Civil.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, em São Gonçalo do Amarante, no bairro Pecém (AIS 23), dois adolescentes tentaram fugir durante uma abordagem policial, mas foram alcançados pelos militares. Com a dupla, foram apreendidos três rojões, e uma motoneta foi recolhida. Os adolescentes foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia, onde prestaram depoimento. Um deles, de 15 anos, teve procedimento instaurado para apurar envolvimento em crimes.


