PUBLICIDADE

Lula lidera cenários de primeiro turno e empata com Tarcísio no segundo, aponta pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários de primeiro turno da disputa presidencial de 2026 e enfrenta um quadro de equilíbrio com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual segunda etapa da eleição. Os dados são de pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo portal Meio, em parceria com o instituto Ideia.

Nos cinco cenários estimulados de primeiro turno analisados pelo levantamento, Lula mantém vantagem sobre os adversários. Em um dos confrontos diretos com Tarcísio de Freitas, o presidente registra 40,2% das intenções de voto, enquanto o governador paulista soma 32,7%. Já em um cenário que inclui o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula aparece com 39,6%, contra 27,6% do parlamentar.

Quando o adversário é Michelle Bolsonaro (PL), esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o petista também lidera, com 40,1%, diante de 29,7% da ex-primeira-dama.

No segundo turno, o cenário mais competitivo é justamente entre Lula e Tarcísio de Freitas. O presidente alcança 44,4%, enquanto o governador paulista registra 42,1%, configurando empate técnico dentro da margem de erro. Nos demais confrontos simulados, Lula aparece à frente. Ele teria 46% contra 37% do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); 46,3% frente a 36,5% do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); 46% contra 39% de Michelle Bolsonaro; 46,3% diante de 36,1% do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e 46,2% frente a 36% de Flávio Bolsonaro.

Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes aos entrevistados — Lula lidera com 32% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível e condenado a 27 anos e três meses de prisão, aparece com 9,5%. Em seguida vêm Flávio Bolsonaro (6,6%), Tarcísio de Freitas (6,1%) e Michelle Bolsonaro (3,6%). Os demais nomes citados ficam abaixo de 2%.

O levantamento também mediu a rejeição dos possíveis candidatos. Lula é o nome com maior índice: 40,8% afirmam que não votariam nele de forma alguma. Na sequência aparecem Flávio Bolsonaro (30%), Michelle Bolsonaro (26,1%) e Tarcísio de Freitas (16,2%).

Sobre a definição do voto para 2026, 64,5% dos entrevistados dizem já estar decididos, enquanto 35,5% afirmam que ainda podem mudar de escolha. Questionados se Lula merece continuar na Presidência, 50% responderam negativamente, 46,9% disseram que sim e 3,1% não souberam opinar.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06731/2026. Os percentuais podem não somar exatamente 100% devido a arredondamentos. O estudo foi encomendado pelo portal Meio.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir