Dados preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 apontam que a região Nordeste ocupa a liderança nacional entre os estudantes que obtiveram nota mil na redação. Até o momento, cinco participantes nordestinos alcançaram a pontuação máxima na prova.
A distribuição das notas máximas mostra que Pernambuco e Bahia concentram dois estudantes cada, enquanto Alagoas registra um candidato com nota mil. No Enem 2024, 12 participantes em todo o país alcançaram a nota máxima na produção textual.

Segundo informações divulgadas até agora, os resultados ainda não são definitivos. Os dados correspondem a desempenhos tornados públicos pelos próprios candidatos, antes da divulgação oficial do balanço nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
Tema e Avaliação
Na edição de 2025, a proposta da redação teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O texto precisa ter apresentado informações, fatos e posicionamentos relacionados ao tema proposto, com a defesa de um ponto de vista claramente definido.
Além disso, o participante é responsável por elaborar uma proposta de intervenção social, indicando uma possível solução para o problema abordado no desenvolvimento da redação. Cada redação foi avaliada de forma independente por dois corretores, ambos com formação em Letras ou Linguística, sem que um tenha acesso à nota atribuída pelo outro.
Os avaliadores concederam pontuação de zero a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma dessas pontuações resultou na nota total de cada corretor, que pode atingir até mil pontos. A nota final do candidato corresponde à média aritmética das notas atribuídas pelos dois avaliadores.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


