PUBLICIDADE

Pesquisa aponta aumento de gastos no verão para 77% dos brasileiros

Foto: Reprodução

O verão tem pesado no orçamento dos brasileiros. Pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 77% da população percebe aumento dos gastos durante o período, marcado por viagens, férias e maior consumo de lazer. O levantamento indica ainda que 42% afirmam que as despesas deste verão serão maiores do que no anterior.

Segundo os dados, mais da metade dos entrevistados, 54%, já se endividou em razão dos gastos sazonais. Entre os principais fatores que pressionam o orçamento estão o aumento da conta de energia elétrica, citado por 19%, mudanças na situação financeira pessoal, apontadas por 15%, e a alta nos preços de produtos típicos da estação, como protetor solar, roupas e itens de praia, mencionada por 9%.

A pesquisa mostra que 24% dos brasileiros notaram aumento na conta de luz durante o verão. Apesar disso, 62% afirmam tentar se planejar financeiramente para lidar com as despesas extras do período. O Pix e as transferências bancárias aparecem como principal forma de pagamento, utilizados por 31% dos entrevistados, enquanto o cartão de crédito parcelado é citado por 25,2%.

Para reduzir os gastos, parte da população tem adotado mudanças de hábito. Entre elas estão evitar refeições fora de casa, tomar banhos mais curtos, consumir mais água e bebidas naturais, além de reduzir o uso de equipamentos elétricos em horários de pico e do ar-condicionado.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 30 de dezembro de 2025, com 1.083 entrevistas online em todo o país, e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir