
Com o objetivo de coibir o furto qualificado de fios de energia e enfrentar a atuação de grupos criminosos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, desde maio de 2025, uma operação permanente na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza. De maio a dezembro do ano passado, foram apreendidas 2.837.580 toneladas de fios de energia, além de Caixas de Terminação Óptica (CTOs) e splitters de empresas de internet que se encontram em situação irregular.
A ação é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e conta com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A operação também recebe suporte da distribuidora de energia Enel.
No mês de janeiro, os trabalhos policiais foram intensificados nos bairros Sapiranga e Sabiaguaba, ambos situados na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) de Fortaleza. As ofensivas ostensivas seguem igualmente em outras áreas da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza.
Denúncias
A população pode colaborar com as investigações repassando informações que auxiliem as ações policiais. As informações podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia, ou ainda por meio da “e-denúncia”, o site do serviço 181.


